domingo, 23 janeiro 2022
InícioClimaMuitas nuvens com aberturas de sol na manhã e chuva isolada a...

Muitas nuvens com aberturas de sol na manhã e chuva isolada a partir da tarde

Foto: Julio Pollhein

 

Após os temporais no inicio da madrugada, o sábado (19/05/18) segue com muita nebulosidade em Blumenau. Durante a manhã ocorrem períodos de melhoria onde o sol até chega a aparecer, mas a partir da tarde áreas de instabilidade associadas ao ciclone extratropical, posicionado a leste de SC, trazem novamente condição para chuva fraca e isolada. Além disso, com ventos soprando de quadrante sul, a temperatura fica em declínio.

Neste momento (9h20min) a temperatura é de 19,3°C; com previsão de não passar dos 23°C. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 17,4°C. O rio Itajaí está com 97 cm e a umidade relativa do ar em 91,4%. Ventos fracos a moderados soprando preferencialmente de sudoeste.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva em todas as regiões pela manhã. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul a chuva diminui no decorrer do dia, mas o tempo segue instável com chance de chuva leve e intermitente. Nas áreas mais altas do Planalto Sul, pode ocorrer neve à noite, devido à combinação de umidade e temperatura baixa.
No Litoral Sul e Grande Florianópolis, chuviscos e chuva isolada entre a tarde e noite. No norte do Estado maiores aberturas de sol, no período da tarde. Temperatura em declínio acentuado no decorrer do dia, com o avanço de uma massa de ar frio de origem Polar, a partir do oeste em direção ao Litoral. Vento sudoeste, moderado a forte com rajadas intensas e persistentes, especialmente do Planalto ao Litoral. Sistema ciclone extratropical entre o litoral de SC e RS

 

Domingo (20)

Blumenau – Muitas nuvens e condição para chuva fraca e isolada durante a madrugada, em virtude de instabilidades associadas ao giro do ciclone extratropical que segue posicionado a leste de SC. No decorrer da manhã, o sistema se afasta em direção ao oceano e dá lugar a massa de ar seco e frio. Desta forma, o tempo fica firme e o sol volta a aparecer entre nuvens. O dia amanhece com sensação de frio e temperatura mínima variando entre 11 e 13°C, já a máxima oscila entre 19 e 21°C. Ventos fracos a moderados soprando preferencialmente de sudoeste.

Santa Catarina – Na madrugada e manhã, mais nuvens no Oeste e Sul do Estado, com chuva fraca no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas áreas mais altas do Planalto Sul, pequena chance de neve na madrugada e início da manhã, devido à combinação de umidade e temperatura baixa. No decorrer do dia, tempo seco com sol em todas as regiões.  Temperatura muito baixa em todo o Estado, durante todo o dia, com a atuação de uma massa de ar frio de origem polar. Vento sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no sul de SC, devido a um ciclone extratropical no litoral do RS.

 

Segunda-feira (21)

Blumenau – A massa de ar seco mantém condição de tempo firme, sol e presença e variação de nuvens. No inicio da manhã, faz ainda mais frio em relação aos dias anteriores e a temperatura mínima varia entre 09 e 11°C. Aos poucos a temperatura se eleva e a máxima fica entre 20 e 22°C. Ventos fracos de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Tempo ensolarado com baixa umidade do ar. Temperatura muito baixa na madrugada, com temperaturas negativas e geada ampla nas áreas altas do Estado, devido a uma massa de ar frio de origem polar.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (22)

Blumenau – A massa de ar seco continua atuando sobre a região. Desta forma, o tempo permanece estável, com predomínio de sol e variação de nebulosidade. Ao amanhecer a sensação térmica é de frio, com mínimas que oscilam entre 11 e 13°C. Gradualmente a temperatura sobe e durante a tarde as máximas ficam entre 21 e 23°C.

 

Tendência para SC, entre 23 de maio a 1º de junho de 2018

Sol e baixa umidade relativa do ar (tempo seco) em SC, na maior parte dos dias. A temperatura baixa na madrugada favorece a formação de geada, nas áreas altas do Estado, no início do período. A partir do dia 25, elevação gradativa da temperatura.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS