sábado, 27 novembro 2021
InícioClimaMuitas nuvens, aberturas de sol e avanço de frente fria que pode...

Muitas nuvens, aberturas de sol e avanço de frente fria que pode causar chuva isolada

Imagem aérea do Parque Municipal São Francisco de Assis (embaixo), com o Centro de Blumenau no fundo | Foto: Polícia Militar Ambiental

 

Neste momento (10h18min) a temperatura em Blumenau é de 24,7°C; com previsão de não passar dos 28°C nesta terça-feira (1/05/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6h, quando fez 21,8°C. O rio Itajaí está com 1,03 m e a umidade relativa do ar em 78,7%.

Presença de nuvens com algumas aberturas de sol e condição para chuva isolada a partir da tarde devido ao avanço de uma frente fria pela costa catarinense. Temperatura máxima entre 26 e 28ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens em todo o Estado, com aberturas de sol no Oeste e Norte, e tempo mais fechado no Sul de SC. Do Planalto ao Litoral, condição de chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. Temperatura mais amena em relação ao calor dos dias anteriores, principalmente do Planalto ao Litoral. Vento sudeste a nordeste no Oeste, e de sudoeste a sudeste nas demais regiões, fraco a moderado. Sistema de alta pressão com centro ao sul do Uruguai estendendo-se para o litoral. Jato subtropical no Sul do Brasil.

 

Quarta-feira (2)

Blumenau –  O posicionamento de um sistema de alta pressão no mar favorece o transporte de umidade para o continente que provoca aumento da cobertura de nuvens e chuva fraca a qualquer momento do dia. Temperatura mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 23 e 25°C. Ventos fracos a moderados soprando de sudeste.

Santa Catarina – No Norte e Litoral, muitas nuvens com aberturas de sol e chuva isolada a qualquer momento do dia. No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, sol com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite, exceto no Oeste, onde permanece o tempo mais seco. Temperatura mais amena do Planalto ao Litoral e em elevação no Oeste. Vento nordeste a norte no Oeste, e sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado. Sistema de alta pressão afastando-se do litoral de SC e cavado (baixa pressão) no Rio Grande do Sul.

 

Quinta-feira (3)

Blumenau –  Os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a ocorrência de chuva fraca na madrugada. Entre a manhã e início da tarde ocorrem algumas aberturas de sol que provocam elevação da temperatura e, no fim do dia, perturbações em níveis médios da atmosfera associados ao deslocamento favorece a condição para chuva novamente a partir da tarde. A temperatura mínima varia entre 19 e 21°C e máxima entre 29 e 31°C. Ventos fracos a moderados soprando de noroeste.

Santa Catarina – No Vale do Itajaí e Litoral, muitas nuvens com aberturas de sol e chuva isolada a qualquer momento do dia. Do Oeste ao Planalto, sol com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite, exceto no Oeste, onde permanece o tempo seco. Temperatura em elevação, vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Sexta-feira (4)

Blumenau –  Tempo firme e estável, devido a influência de um sistema de alta pressão que atua no estado. Previsão de temperatura mínima variando entre 17 e 19ºC, enquanto a máxima ficará em torno dos 32°C.

Santa Catarina – O sol aparece mais em todo o Estado. A partir da tarde a nebulosidade aumenta, com pancadas de chuva e trovoada isolada no Vale do Itajaí e sul do Estado. Temperatura elevada e vento nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Sábado (5)

Blumenau –  Um sistema de alta pressão que atua no estado continua a influenciar o clima, deixando o tempo estável e firme. A temperatura mínima varia entre 17 e 19ºC. Durante a tarde, ela volta a aumentar por causa do sol, quando a máxima ficará em torno dos 30°C e 32°C.

Santa Catarina – Dia ensolarado em todo o Estado. Do Planalto ao Litoral, a nebulosidade aumenta a partir da tarde, com pancadas de chuva e trovoada isolada nas regiões do norte. Temperatura elevada, vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

 

Tendência para SC, entre 5 a 14 de maio de 2018

Na maior parte do período, predominam os dias de sol no estado. A condição de chuva é mais favorável em torno dos dias 7 e 13, devido à passagem rápida de frentes frias pelo litoral, mas ocorrendo de forma isolada e mal distribuída. No Oeste, permanece o tempo seco no início do período. A chegada de uma massa de ar frio mais intenso no Sul do Brasil é esperada para a segunda quinzena de maio.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS