terça-feira, 11 maio 2021
Início Cultura Mostra resgata o hábito de colecionar bonecas

Mostra resgata o hábito de colecionar bonecas

Colecionismo - Bonecas em viagens
Brinquedos coletados em viagens pelo mundo estão expostos mostrando a história das bonecas.

“Colecionismo: Bonecas em viagens”. Este é o nome da exposição que exibe coleções de bonecas adquiridas em viagens ao redor do mundo, bem como coleções das bonecas choronas, produzidas pela Bonec-Art nas décadas de 1960 e 1970. Os brinquedos estavam guardados em um antigo cofre do Banco Nacional do Comércio, desativado nos anos 1940, hoje pertencente ao Museu de Hábitos e Costumes (Rua XV de Novembro, 25, esquina com a Rua Alwin Schrader, Centro). O local abre de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.

Os brinquedos são colocados em balcões de vidro. O visitante vai conhecer uma variada produção internacional que inclui peças da Alemanha, Inglaterra, Bulgária, Portugal, Holanda, China, México, Polônia, Peru, Chile e Rússia. No bloco nacional, destacam-se as artesanais produzidas na Bahia.

A exposição conta ainda com bonecas Fofoletes fabricadas no final da década de 1970, lançadas pela Trol e posteriormente pela Estrela. Vinham em embalagens semelhantes a caixas de fósforos ou em pequenos ovos. Fecham a coleção as bonecas Pin Up, conhecidas como peladinhas e choronas, lançadas pela Bonec-Art nas décadas de 60 e 70.

Saiba mais
Museu de Hábitos e Costumes: fica no antigo casarão do Comércio de Gustav Salinger, na Rua XV de Novembro, 25, Centro
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Ingressos: R$ 3. Estudantes e idosos pagam R$ 1,50 e crianças com menos de 8 anos têm entrada franca. Nas quartas-feiras a entrada é gratuita
Telefone: (47) 3381-7979
E-mail: museudafamiliacolonial@fcblu.com.br

via PMB | Texto: Sérgio Antonello

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS