Mostra de audiovisuais em Florianópolis divulgará as belezas do Brasil

Foto: Silnei L. Andrade

Fiacult

Entre os dias 29 e 30 de setembro,  Florianópolis receberá o Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo (Fiacult), evento que reúne diversos países para divulgar roteiros turísticos por meio de filmes e produções audiovisuais. O objetivo do festival pela primeira vez no país, é estimular o segmento e ampliar a divulgação nacional de roteiros, cidades e atrações turísticas e culturais.

Os filmes já estão recebendo votação pela internet e podem ser vistos pelo site do festival. Há produções de cidades como Ribeirão Preto (SP), Chapecó (SC), Outro Preto (MG); além de parques como o Unipraias (SC) e manifestações religiosas como o Círio de Nazaré (PA). Os produtores são profissionais, amadores e estudantes.

O evento será realizado simultaneamente ao Fórum de Turismo de Negócios, que reúne em Florianópolis profissionais de turismo para feiras, palestras de qualificação e passeios. O Fiacult é uma parceria entre o Festival ART&TUR Portugal, promovido pela Associação Portuguesa de Turismologia e APETEX, da Espanha, ligados ao CIFFT (International Committee of Tourism Film Festivals), a São Paulo Film Commission e ao Jornal Internacional de Turismo.

Ainda é possível se inscrever para participar do festival até o dia 20 de setembro, porém, só os vídeos que se inscreveram até 31 de agosto poderão receber votação pela internet. As inscrições são feitas pelo site: www.fiacult.com.br. A apresentação será no Centro Integrado de Cultura (CIC) e terá entrada franca.

Os vencedores serão escolhidos por um júri nacional e internacional formado por profissionais das áreas de turismo, cinema, imprensa, membros acadêmicos, autoridades governamentais, incluindo a comissão executiva do Fiacult. Os três melhores colocados de cada categoria serão premiados com troféus e um valor em dinheiro.

De acordo com uma pesquisa apresentada pela Motion Picture Association na América Latina, em parceria om o Sindicato da Indústria do Audiovisual, o segmento injeta cerca de R$ 19 milhões na economia do país e tem um faturamento anual de R$ 42,8 bilhões.

Texto: Cláudia Sanz