segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioGeralMorreu nesta quarta (22) o Profº Alcides Abreu, que proferiu a primeira...

Morreu nesta quarta (22) o Profº Alcides Abreu, que proferiu a primeira Aula Magna da FURB

Foto: Daniel Queiroz / divulgação
Foto: Daniel Queiroz / divulgação

No dia 2 de maio de 1964, quando a Furb foi fundada, quem proferiu a primeira Aula Magna foi o professor Alcides Abreu. Na ocasião foi lançada a Faculdade de Ciências Econômicas. Nesta quarta-feira (22), ele faleceu durante a madrugada em Florianópolis, aos 89 anos, vítima de pneumonia, no Hospital de Caridade. O velório iniciou às 14h no Jardim da Paz, na capital catarinense, e o sepultamento está previsto para o mesmo horário nesta quinta (23).

Foto: Divulgação Furb
Foto: Divulgação Furb

A sua importância foi reconhecida na festa dos 50 anos da FURB em 2014, quando a Conselho Universitário lhe concedeu o título de Doutor Honoris Causa. Mas a sua importância não se restringiu somente à nossa cidade, pelo contrário, ele foi fundamental para uma série de iniciativas no estado de Santa Catarina.

O professor Alcides Abreu participou ativamente da elaboração do plano de governo de Celso Ramos. Foram desde projetos na educação pública estadual até a criação de instituições como o Besc (Banco do Estado de Santa Catarina), Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Celesc, BRDE, entre outras. Ele também foi promotor público, integrante da Academia Catarinense de Letras, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, diretor regional do Senai e professor em universidades, entre elas a UFSC , a Unisul e a Universidade de Brasília. Sem dúvida, um homem que deixa a sua marca para a história de nosso estado.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS