terça-feira, 22 junho 2021
InícioHistóriaMorreu aos 101 anos, Gottfried Böhm, arquiteto alemão que projetou a Catedral...

Morreu aos 101 anos, Gottfried Böhm, arquiteto alemão que projetou a Catedral de Blumenau

Ele vem de uma família de arquitetos com trabalhos reconhecidos pela beleza e capacidade inventiva. Na década de 1950 ele teve algumas passagens por Blumenau.

O arquiteto Gottfried Böhm, que projetou a Catedral de Blumenau e a Igreja Matriz de Brusque, morreu aos 101 anos, na Alemanha. O fato veio a público na quinta-feira (10/06/21), mas o falecimento já teria ocorrido no dia anterior. Seus trabalhos são reconhecidos pela beleza e capacidade inventiva.

Böhm projetou a Catedral São Paulo Apóstolo no início da década de 1950. Ele esteve em Blumenau nos anos de 1953 e 1956, voltando em 1958 para a inauguração. Os traços modernos contrastavam demais com a antiga igreja matriz, por isso não agradou parte da comunidade católica. Ainda bem que o projeto seguiu em frente, já virou símbolo da cidade.

Nascido em uma família de arquitetos, Böhm estudou engenharia e escultura na Technische Hochschule e na Academia de Belas Artes de Munique. Depois que o pai morreu em 1955, Gottfried assumiu a empresa dele, a Dominikus, localizada em Colônia. Antes disso, o alemão que marcou sua passagem no Vale do Itajaí também trabalhou nos Estados Unidos.

A maioria de seus projetos mais notáveis foram realizados na Alemanha,  como a Igreja de Peregrinação de Neviges (1968), a Prefeitura de Bensberger (1969) e o Museu da Diocese (1975).  Em 2016, Maurizius Staerkle-Drux dirigiu o documentário “Concrete Love: The Böhm Family”, que documenta as relações de Gottfried com a família e os colegas, além de mergulhar nas inspirações por trás de seus trabalhos. O filme venceu o Prêmio Goethe de Documentários no mesmo ano.

O arquiteto alemão também se destacou em 1986 ao receber o Prêmio Pritzker, um dos mais importantes da arquitetura mundial. Agora quando você olhar para a Catedral São Apóstolo, já saberá quem projetou essa obra registrada em praticamente todas as imagens que retratam Blumenau.

Foto: Jadir de Amorim

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS