Rafael Soares, filho do apresentador Jô Soares, faleceu nesta sexta-feira (31), aos 50 anos. Ele estava internado nesta quinta-feira no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro e lutava havia um ano contra um câncer no cérebro.
Rafael vivia com a mãe, no Rio de Janeiro, a atriz Theresa Austregésilo. Ele ficava ficava no apartamento de Jô quando ia para São Paulo, que mora no bairro de Higienópolis.
Portador de um autismo “de alto nível”, como o personagem vivido por Dustin Hoffman em Rain Man; ele já inspirou o pai em “Três Dias de Chuva”, peça de teatro que ficou em cartaz em São Paulo no ano passado. Jô Soares disse que Rafael tocava piano, fazia programa de rádio em casa, falava inglês e tinha aprendido a ler sozinho aos 4 anos de idade.
“Eu tenho um filho autista, com uma série de problemas que se agravam. E isso é uma condição genética. Fica difícil se comunicar com ele”, comentou o artista. Ele tinha dificuldades motoras e vivia em uma espécie de mundo particular, mas tinha uma boa capacidade de comunicação e inteligência. Em 2003, Jô disse: “O Rafinha é diferente. Mas hoje eu não queria ter um filho diferente dele”