Morre em Chapecó, Mário Lanznaster, presidente da Aurora Alimentos

 

 

 

 

Morreu aos 80 anos, Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, terceiro maior conglomerado agroindustrial brasileiro do setor da carne. O empresário enfrentava um tumor no fígado há dois anos, e às 4h23 deste domingo (18/10/20), não resistiu às complicações da doença, quando faleceu no Hospital Unimed, em Chapecó (SC).

Apesar dos problemas de saúde, ele trabalhou normalmente até o último dia 11 de outubro. Logo depois foi internado para nova assistência médico-hospitalar. Natural de Presidente Getúlio (SC), no Alto Vale do Itajaí, ele deixa a esposa Edirce e os filhos Fabiano, Fernando, Juliana e Márcia.

O executivo cumpria seu quarto mandato desde que assumiu o cargo em 2007. Antes, presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa (1997/2009), e por dois anos (2007/2009) chegou a exercer as presidências das duas cooperativas (Aurora e da Alfa).

Suinocultor há 40 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984, Mário Lanznaster era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou MBA em Gestão Empresarial para Dirigentes de Organizações do Sistema de Agronegócio e Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas.

Foi extensionista rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper.

Foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), entre outros cargos comunitários que exerceu. Também chegou a ser vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Em outubro de 2002 assumiu a vice-presidência da Cooperativa Central Aurora e, em 2007, a presidência. Nos 13 anos em que comandou a Aurora Alimentos, Lanznaster implementou um poderoso programa de investimentos na estrutura industrial e na produção pecuária, consolidando um colosso cooperativista-empresarial-industrial que emprega diretamente mais de 34 mil trabalhadores e processa 1 milhão de aves/dia, 25 mil suínos/dia e 1,5 milhão de litros de leite/dia, com receita operacional bruta superior a R$ 12 bilhões por ano.