Morre de câncer aos 65 anos, Eddie Van Halen, uma lenda do rock mundial

Foto: Manuel Nauta NurPhoto via AFP

 

 

 

Foto: Manuel Nauta NurPhoto via AFP

 

Morreu aos 65 anos nesta terça-feira (6/10/20), Edward Lodewijk Van Halen, o lendário guitarrista e co-fundador da banda Van Halen. Mais conhecido por Eddie, ele estava internado no Hospital Saint John, na cidade de Santa Monica, nos Estados Unidos.

O músico travava uma longa luta contra o câncer de garganta e infelizmente não resistiu. A situação de Eddie teria piorado nas últimas 72 horas, quando os médicos descobriram que a doença tinha se espalhado para o cérebro e outros órgãos.

O guitarrista marcou a história rock com a banda fundada em 1972 com o irmão Alex, que dois anos depois foi batizada com o sobrenome deles. Natural de Amsterdã, capital da Holanda, ele se mudou com os pais para Pasadena, na Califórnia (EUA), em fevereiro de 1962.

No início da carreira, Eddie tocava bateria e teclado, enquanto Alex tocava guitarra e estudava teclado. Com o tempo Alex ficou melhor que Eddie na bateria, e ambos se superaram nessa troca.

Em 2012, foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista Guitar World, que contou com quase 500 mil votos. Ele também ocupa a 8ª colocação na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone e a 7º posição na lista da Gibson dos 50 melhores guitarristas de todos os tempos.

Entre suas parcerias com outros músicos, está o solo de guitarra da canção “Beat It”, do álbum Thriller, de Michael Jackson, que gravou juntamente com o guitarrista Steve Lukather (Toto). Também costuma fazer pontas em filmes e seriados.