quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioGeralMorre Cristiane Roncaglio, a blumenauense que encantou Berlim com sua voz

Morre Cristiane Roncaglio, a blumenauense que encantou Berlim com sua voz

 

Fotos: arquivo pessoal

O câncer venceu a cantora lírica blumenauense Cristiane Roncaglio, que morava em Berlim, na Alemanha. Ela se apresentou em Blumenau no dia 12 de março de 2015, no Teatro Carlos Gomes ao lado do marido, o barítono alemão, Roman Trekel. O casal tinha uma filha, Johanna.

Cristiane, que morreu nesta segunda-feira (2/07/18), cantava desde pequena. No bairro Itoupava Norte, onde a família morava, estudou no colégio EEB João Widmann, e participou do coro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, além de outros em Blumenau. Certa de que sua carreira estava na música, ela foi estudar em Curitiba (PR), na Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná, onde se formou em 2002.

Depois continuou os estudos na Escola de Música Hans Eisler, em Berlim, cidade onde começou sua carreira de sucesso. Apreciadora de compositores clássicos alemães como Johannes Brahms e Robert Schumman, a talentosa soprano também interpretou brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Ronaldo Miranda. Em 2011, Cristiane se apresentou na Sala de Concertos da Filarmônica de São Petesburgo, na Rússia.

 

 

Em maio do ano passado, divulgou uma foto nas redes sociais ao lado da chanceller alemã, Angela Merkel. No Brasil lançou em 2013 o CD Brazilian Sentiments em uma apresentação na Fundação Cultural de Blumenau.  Na noite desta quinta-feira (5), ela será homenageada durante a abertura da Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau.

Cristiane também era leitora de OBlumenauense. No dia 29 de junho ainda compartilhou uma matéria nossa sobre uma empresa de Blumenau que muitos sonhavam em trabalhar.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS