segunda-feira, 25 janeiro 2021
Início Geral Morre aos 98 anos, o fundador da empresa Rudolph Usinados de Timbó...

Morre aos 98 anos, o fundador da empresa Rudolph Usinados de Timbó (SC)

O Sr. Alfred era formado em mecânica de precisão, e especializado em cronômetros para navios e aviões, quando veio de Hamburgo (Alemanha) para o Brasil em 1953.

23:42

No inicio da tarde desta segunda-feira (4/01/21), o Vale do Itajaí e Santa Catarina perderam um grande empreendedor.

Faleceu aos 98 anos em sua residência, Alfred Rudolph, um alemão de Hamburgo que fundou em 1973 a empresa Rudolph Usinados, de Timbó (SC), com cerca de mil funcionários.

O velório iniciou às 9h desta terça-feira (5), na capela mortuária Jardim da Paz 01 e o sepultamento será às 15h. A causa da morte não foi informada, mas ele tinha problemas de asma.

Da Alemanha para o Brasil

Segundo o site da empresa, logo após a II Guerra Mundial, Alfred fez amizade com o timboense Otto Herweg, enquanto ele realizava estudos práticos em Hamburgo, na Alemanha. Ao voltar para o Brasil, Otto criou a Indústria de Relógios Herweg. Alfred era formado em mecânica de precisão e especializado em cronômetros para navios e aviões.

O fruto dessa amizade, e a qualidade profissional do alemão, renderam um convite de trabalho e também fixar residência no Brasil. Alfred já estava noivo da futura esposa, Christa Helene Elisabeth Gottschalk, e o casamento foi adiantado.

Eles chegaram em Timbó no dia 23 de março de 1953, onde constituíram família e criaram os filhos Wolfgang, Joachim, Jutta e Gabriele. Por mais de 15 anos, Alfred atuou como diretor técnico na Indústria de Relógios Herweg, onde desenvolveu tecnologia para fabricar relógios despertadores, que alcançaram os principais mercados mundiais.

Em 1965, Alfred começou a fabricar ferramentas para relojoaria na oficina da sua casa. Como relojoeiro experiente e profundo conhecedor dos processos de fabricação, ofereceu um novo produto que nada ficou devendo aos tradicionais importados da Suíça e Alemanha.

Em 1973, com a ajuda administrativa da esposa, constituiu a empresa individual Christa H.E.G. Rudolph, conhecida como IMP (Indústria Mecânica de Precisão). Na época fabricava peças torneadas e sob encomenda, nacionalizando componentes para empresas como Embraco (Joinville) e a Siemens Equitel (Curitiba).

Quatro anos depois, o filho Wolfgang entrou como terceiro sócio, quando foi constituída a Rudolph Usinados de Precisão Ltda. Graduado em Engenharia Mecânica e com experiência profissional em uma multinacional alemã, Wolfgang Rudolph é o diretor desde 1981.

Depois de ficar por 15 anos na casa dos fundadores, em 1988, a empresa transferiu suas atividades para um terreno às margens da SC-416, no bairro Padre Martinho Stein, em Timbó (SC), onde está instalada atualmente. A empresa tem mais de 8.300 m² de área construída em um terreno de 173.600 m². Fazem parte do grupo as subsidiárias e coligadas Usitim, Rudolph Fixações e Rudolph Usinados SK na Eslováquia (Europa).

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
 
 
 
 
 

MAIS LIDAS