Morre aos 60 anos, Diego Maradona, uma lenda do futebol argentino

Foto: Paulo Pinto / FotosPublicas

 

 

 

Foto: Paulo Pinto / FotosPublicas

 

Diego Armando Maradona, de 60 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa nesta quarta-feira (25/11/20). Foram os últimos suspiros de uma lenda do futebol mundial, e em especial, na Argentina, onde era considerado um deus para alguns.

No começo de novembro, ele passou por uma delicada cirurgia no cérebro para drenar uma pequena hemorragia. Oito dias depois, recebeu alta e se recuperava. O ex-craque é natural de Lanús, que fica na província de Buenos Aires, onde nasceu em 30 de outubro de 1960.

Sua atuação como jogador ficou eternizada pelos gols que marcou contra a seleção inglesa no Copa de 1986. Seu gol de mão ficou conhecido pela “mão de Deus”.

A carreira no esporte começou no Argentinos Juniors, onde foi revelado e atuou entre 1976 e 1981. Depois jogou um ano no Boca Juniors, em seguida foi contratado pelo Barcelona, onde atuou entre 1982 e 1984. Do time espanhol foi para a Itália defender o Napoli, onde colecionou uma Copa da Uefa, dois Campeonatos Italianos, uma Copa e uma Supercopa no país.

Maradona também já foi técnico da seleção argentina e desde setembro do ano passado dirigia o Gimnasia y Esgrima La Plata. Ele chegou para tentar livrar o time da última colocação do Campeonato Argentino e de um possível rebaixamento para a segunda divisão.