quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioGeralMorre a fundadora do museu de Hábitos e Costumes de Blumenau

Morre a fundadora do museu de Hábitos e Costumes de Blumenau

Foto: Lucas Morelli

 

Morreu nesta sexta-feira (30/6/17), Ellen J. Weege Volmer, de 89 anos, que criou em 2010 o Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau. Ela estava internada há quatro dias no hospital. Seus pais eram proprietários da Malharia Maju, fundada na Rua Antônio da Veiga, na frente da Furb.

O museu exibe objetos que ela ganhou da avó e da mãe, guardados em 75 malas. O incentivo veio da amiga Sueli Petry e o apoio, do empresário Wander Weege, que se ofereceu para bancar o projeto e hoje abriga mais de 5 mil objetos. São peças de roupa masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos, objetos de uso doméstico que, individualmente ou em conjunto, conduzem cada visitante a uma identificação com o universo de hábitos e costumes ali referenciado em seus diferentes contextos históricos, culturais e sociais.

Nascida em 17 de dezembro de 1928 na antiga Maternidade Johannastif, de Blumenau; Ellen era viúva e deixa três filhos (Gunnar, Ina e Rosima), dois netos (Thomas e Martin) e um bisneto (Otávio). O velório acontece na capela mortuária Evangélica Luterana do Centro, de onde segue às 10h para o Crematório Vaticano.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS