sábado, 8 maio 2021
Início Destaque Moradores do Salto do Norte comemoram a nova linha de ônibus

Moradores do Salto do Norte comemoram a nova linha de ônibus

Reunião de Moradores da Rua Bertha Mete (Salto do Norte)

O Blumenauense mostrou no dia 02 deste mês, as dificuldades que enfrentam os moradores da Rua Henrique Mette e Bertha Mette que sofrem com a falta de ônibus e infraestrutura. Nossa equipe procurou o Seterb, e conforme prometido, aconteceu nesta sexta (14) às 19h30min uma reunião na casa da Sra. Olga Balsani na Rua Bertha Mette. Estavam presentes moradores, o Diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite, o Gerente Operacional do Seterb, Sergio Voltolini e os Vereadores Jens Mantau (PSDB) e Adriano Pereira (PT). A moradora Shirlei Silva abriu a reunião e explicou aos moradores a importância de se utilizar o transporte coletivo.

PICT0698

O vereador Adriano Pereira (PT) já havia percorrido a região após as reivindicações da comunidade. “Depois que os moradores fizeram a reivindicação, eu percorri a região e constatei que um grande número de famílias iriam se beneficiar do transporte coletivo”, comenta  o vereador, que se comprometeu também junto com o vereador Jens Mantau, a encaminhar um pedido para que seja desassoreada a vala que em dias de chuva tem sempre o risco de transbordar e inundar as casas.

Jens Mantau (PSDB) reafirmou o compromisso junto com o vereador Adriano, e lembrou que hoje é o dia do amigo, uma boa data para uma reunião onde amizades também são estabelecidas. Jens, ainda ressaltou que também existe um pedido dele junto a Caixa Econômica Federal, de se instalar uma casa lotérica no bairro, o que iria beneficiar a comunidade. Ambos os vereadores, fizeram questão de destacar, que trabalharão juntos, independente de partido político, e que a prioridade é o bem estar da comunidade.

Em seguida, tomou a palavra o Diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite, que começou enfatizando que é dever do servidor público poder ajudar a comunidade. “É um prazer poder ajudar, é isso que um servidor público tem que fazer. E também, é um pedido do próprio prefeito Napoleão, que temos que fazer o possível para atender a população. Este é o nosso trabalho”, enfatizou Lairto.

“O custo do transporte coletivo é muito alto. Por isso, a comunidade tem que usar. Precisa ter demanda pra justificar uma linha de ônibus. É como se um de vocês abrisse uma padaria aqui, e  se os moradores prestigiarem, você vai bem. Agora se ninguém comprar, você vai falir e fechar a padaria”. explica o diretor.

Lairto explicou ainda, que a linha que irá atender as duas ruas, será a mesma da Rua Oscar Dickmann. Ele virá pela Rua Johann Sachse, entrará na Rua Francisca Krenkël, Rua Bertha Mette, Rua Henrique Mette, saindo na Johann Sachse novamente e seguindo seu itinerário normal pela Rua Amsterdan, conforme mapa. A equipe técnica do Seterb irá realizar estudos para colocação dos pontos de ônibus nas ruas.

Mapa itinerário do ônibus Rua Bertha Mete

O último a se pronunciar foi o Diretor Operacional do Seterb, Sergio Voltolini. Ele disse que em 2012 já tinha sido feito um estudo, mas na época não teve como viabilizar. Mas agora com a abertura da Rua Francisca Krenkël, ligando a Rua Bertha Mette com a Rua Johann Sachse, isso é possível.

Sergio incentivou os moradores a usarem o transporte público pela segurança. “O transporte coletivo é seguro. Diariamente se vê noticias de mortes no trânsito com motocicletas e automóveis. Mas nunca se registrou uma morte de um passageiro de um ônibus do transporte coletivo”, lembrou.

Ele também explicou aos moradores, que a passagem de um ônibus numa rua sem pavimentação, vai gerar poeira, mas, a proposta do Seterb é pavimentar todas as ruas onde eles passam.

Para finalizar a reunião, o diretor Lairto Leite perguntou aos moradores presentes, se a proposta apresentada iria atender as necessidades da comunidade. Os moradores se manifestaram favoráveis e disseram que estão felizes, porque enfim terão ônibus para se deslocar.

O Seterb não deu prazo para que o ônibus comece a circular nas ruas, mas o Diretor Sergio Voltolini disse que já na segunda (17) começará o planejamento. “Eu e o Lairto nos comprometemos a trabalhar. Mas dependemos de vários fatores para que se concretize a passagem do ônibus nessas ruas. Faremos o possível para que vocês tenham o ônibus a disposição o mais rápido possível”. finaliza Sergio.

A equipe de O Blumenauense, parabeniza os moradores pela mobilização em busca do bem comum. Acreditamos que esta linha sairá em breve, mas estaremos atentos, afinal ela eixistirá de verdade, a partir do momento em que o ônibus passar pela rua. Também agradecemos à equipe do Seterb, que tão prontamente atendeu ao chamado daquela comunidade. Nossa equipe foi o único veículo de comunicação presente.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS