segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioAnimaisMoradores encontram cobra píton de quatro metros

Moradores encontram cobra píton de quatro metros

Cobra-piton_Sao-Francisco-Sul_9-02-16_01

 

Fotos: Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul

Por volta das 7h desta terça-feira (9/02/16), os bombeiros voluntários de São Francisco do Sul, foram acionados para retirar uma cobra da espécie píton albina (Python molurus bivittatus) de um terreno na Rua Marechal Floriano Peixoto, Centro do município.

A primeira informação que recebemos, era de que a cobra estava dentro da residência, divulgado inclusive no G1/SC. Mas na verdade ela foi encontrada pela família no quintal. O animal mede mais de 4 metros e pesava de 80 a 100 quilos. Imaginem o susto dos moradores.

A espécie asiática é considerada uma das maiores cobras do mundo e somente é encontrada em cativeiro no Brasil. Por isso os bombeiros acreditam que deve ter escapado de uma casa na região. O proprietário tem que ter autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ela não é venenosa e se alimenta de animais como cervos, porcos selvagens, roedores, répteis e aves. A píton estrangula sua vítima até a morte. Há poucos incidentes de ataque a seres humanos, mas se elas se sentirem ameaçadas ou se estiverem com muita fome, podem atacar uma pessoa, que não terá muita chance de sobrevivência. Essas cobras são fortíssimas, seriam necessários pelo menos 8 homens adultos para tirá-la da vítima. Como as grandes cobras amazônicas, elas gostam muito de nadar em rios.

A Polícia Militar Ambiental de Joinville irá tomar conta da píton até que ela seja encaminhada à um zoológico ou instituição competente. Como é uma espécie exótica, ela não pode ser solta na natureza porque pode desequilibrar a fauna.

* Informação atualizada às 21h30min

 

Cobra-piton_Sao-Francisco-Sul_9-02-16_02

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS