Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Água barrenta e com sal em Ilhota é causada pela estiagem e marés-cheias, alega empresa

 

 

 

 

Moradores de Ilhota divulgaram imagens mostrando água barrenta saindo das torneiras de seus imóveis, além de reclamarem do alto índice de salinidade. O problema foi compartilhado pelas redes sociais e ganhou repercussão.

Nesta quarta-feira (22/04/20) o município de Ilhota decretou situação de emergência por causa da longa estiagem causada pelo período de seca. A medida permitirá ao poder público realizar as ações emergenciais que minimizem a situação.

Segundo a Águas de Ilhota, responsável pelo tratamento e abastecimento de água no município, além da estiagem, três marés-cheias nos últimos 15 dias agravaram o problema. Isso acabou causando um aumento da quantidade de sal no rio, justamente no ponto onde é feita a captação de água.

A empresa teria acionada uma força-tarefa com cinco caminhões-pipa. Três deles trazem água bruta da Lagoa da Usina, que é levada até a Estação de Tratamento (ETA) central, para ser misturada e tratada juntamente com a água captada do Rio Itajaí-Açu, diminuindo a salinidade. Outros dois caminhões trazem água tratada do mesmo manancial, mas com o cuidado de não desabastecer o bairro Pedra de Amolar, servido pela estação de tratamento deste local.

Sobre a alteração da coloração da água, a empresa informou que o problema acontece quando há necessidade de paralisar o abastecimento por algumas horas, cada vez que ocorre maré-cheia e o teor de sal na água aumenta. Cada parada causa despressurização das redes e, quando os reservatórios voltam a encher, alguns pontos têm o aumento da coloração imprópria. A solução seriam descargas pontuais de rede, que a equipe da Águas de Ilhota já realiza desde domingo.

Segundo a assessoria da empresa, a água que sai da ETA atende os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, exceto para o teor de salinidade, problema que está sendo amenizado a partir das iniciativas tomadas nesta quarta-feira.

Quem identificar mudança na coloração da água deve ligar para o atendimento da Águas de Ilhota, para que seja providenciada a descarga na rede, medida necessária para a volta à normalidade. Os telefones, segundo o site da empresa, são (47) 3267-0107, 3363-2283 e 99640-9010.

Tags ,

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top