sábado, 16 outubro 2021
InícioGeralMoradora de Blumenau registra os primeiros flocos de neve em São Joaquim

Moradora de Blumenau registra os primeiros flocos de neve em São Joaquim

Por volta das 13h desta sexta-feira (9/6/17) nevou em São Joaquim, no Planalto Serrano Catarinense. A jornalista Nane Pereira registrou o momento na praça João Ribeiro, que fica no Centro da cidade, em frente à Igreja Matriz.

A temperatura estava em 4ºC, um pouco menos do que os 7ºC registrados no período da manhã, quando o sol brilhou. Foram cerca de 47 minutos de neve na área urbana, mas não houve acúmulo. Também foi registrada neve nos municípios de Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra e Irani.

A hora confere com a previsão do Epagri/Ciram que publicamos em OBlumenauense na noite de ontem (8). Neste vídeo a jornalista, que presta assessoria de imprensa na área de cultura para diversos artistas e está de férias junto com o noivo Samuel de Oliveira, comenta sobre a primeira experiência com a neve.

 

 

Turistas e moradores fizeram a festa, e não perderam tempo para registrar a tão esperada neve, que também chegou a diversas localidades do interior de São Joaquim. Com a realização da Festa Nacional do Pinhão e as previsões de frio, a Serra Catarinense se torna o destino turístico.

O meteorologista da Epagri/Ciram, Erikson de Oliveira, comentou sobre como se forma o fenômeno da neve: “Para ocorrer é necessário que a temperatura esteja abaixo de zero desde a base da nuvem até o solo. Na região a nebulosidade passou rápido e por isso não houve acúmulo. Até o momento não há previsão para neve durante o mês de junho, mas isso pode ocorrer em julho e agosto, com a chegada do inverno a partir do dia 21 junho”.

Previsão para o final de semana

Para o sábado (10), o tempo será seco e a nebulosidade se afasta do Estado baixando a temperatura podendo chegar abaixo de zero na região da Serra Catarinense e no domingo (11), essa condição se estende para o Oeste e Meio-Oeste.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS