sábado, 16 outubro 2021
InícioGeralMorador da Itoupava Central é o primeiro caso de febre amarela em...

Morador da Itoupava Central é o primeiro caso de febre amarela em humano de Blumenau neste ano

 

 

 

Um morador de 26 anos da Itoupava Central foi o primeiro caso confirmado de febre amarela em humanos de Blumenau neste ano. A informação foi divulgada pelo prefeito Mário Hildebrandt na manhã desta quarta-feira (12/02/20) pelas redes sociais.

O jovem foi internado no Hospital Misericórdia, no distrito da Vila Itoupava, recebeu tratamento e depois liberado. A notificação de caso suspeito e a coleta de material foram realizadas no dia 6 de fevereiro. O bloqueio vacinal nas proximidades da residência do paciente está sendo realizado e no momento há mais um caso sendo investigado no município.

Hildebrandt estava ao lado da Médica Infectologista da Secretaria de Promoção da Saúde, Dra. Luisa Andrea Torres Salgado, ambos lembraram que a única forma de se proteger da febre amarela é através da vacinação.

Na região da Vila Itoupava também foi encontrado e confirmado o primeiro caso de morte de macaco infectado pela doença. Trata-se de um bugio encontrado no dia 7 de janeiro, que teve amostra coletada e enviada para um laboratório. Na oportunidade foi realizado o bloqueio vacinal da comunidade próxima.

A vacina é administrada em dose única e indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina. Há contraindicação também para alérgicos à proteína do ovo.

Neste sábado (15) estará sendo realizado o dia D contra a doença e o sarampo. Quem ainda não foi imunizado deve procurar as salas de vacinação das unidades de saúde de Blumenau entre às 8h e 17h. Não esqueça de levar junto a carteirinha de vacinação.

Para saber quais as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) próximas de você, clique aqui. Já os ambulatórios Gerais, pode ser acessados neste link.

Confira o vídeo com a informação sobre o primeiro caso de febre amarela:

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS