domingo, 5 dezembro 2021
InícioEconomiaMissão catarinense viaja para cidade-irmã de Blumenau na Alemanha

Missão catarinense viaja para cidade-irmã de Blumenau na Alemanha

Weingarten-cidade-irma
Empresários buscam estreitar relações comerciais com Weingarten após aproximação iniciada pelo presidente da Fundação Cultural.

Texto: Sérgio Antonello

A iniciativa de aproximação com Weingarten, a primeira cidade-irmã de Blumenau na Alemanha, está atraindo novos personagens interessados no sucesso das relações internacionais. Mais uma missão empresarial catarinense segue nesta quarta-feira, dia 22 de abril, em busca de novas parcerias com os europeus. Desta vez, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Santa Catarina (AHK SC) é que irá enviar representantes à cidade alemã, pois também tem o papel de fomentar o intercâmbio de negócios entre os dois países. A missão catarinense prevê um evento no dia 28 de abril voltado a empresários alemães. “Nesse dia, está previsto um seminário que propõe apresentar as possibilidades de negócios em Santa Catarina”, informa o gerente regional da Câmara de Comércio de SC Wagner Chugaste.

Um dos representantes catarinenses na comitiva é o blumenauense Ailtro Darugna, conselheiro da AHK SC. Ele segue viagem otimista em obter parcerias na área de armazenagem portuária, já que representa empresa que é referência em logística e que há mais de 30 anos figura entre as estruturas mais completas do setor de serviços aduaneiros do Brasil com sede em Itajaí e com unidades em Joinville e Araquari, no Norte do Estado. “Buscamos aumentar a movimentação e a armazenagem de mercadorias em nossos armazéns”, comenta.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Santa Catarina tem o papel de fomentar o intercâmbio de negócios entre os dois países. Por representar de forma oficial os interesses alemães, a AHK SC conta com informações e serviços que auxiliam as instituições dos dois países de forma bilateral, através dos departamentos de administrativo, associativo, comunicação e eventos, coordenação, gerência e projetos internacionais, que facilitam as negociações entre os associados.

Diplomacia regional

Com o aval do prefeito Napoleão Bernardes, o presidente da Fundação Cultural Sylvio Zimmermann Neto é responsável por tratar dos interesses do município no âmbito das relações internacionais. O objetivo é incrementar as cooperações técnicas internacionais e avançar no intercâmbio cultural e educacional com outras nações. A intenção blumenauense é firmar acordos e elaborar programas de ação com a finalidade de fomentar a aproximação entre os povos. Também é meta incentivar intercâmbios sociais, culturais e econômicos entre as duas cidades.

As outras cidades irmãs de Blumenau são Osorno, no Chile, e Bariloche, na Argentina. Já na Alemanha, turistas, estudantes e empresários que forem a Weingarten serão muito bem recebidos. O aumento das relações bilaterais é aposta de Sylvio Zimmermann, que busca aproximar ainda mais as duas comunidades. “Sempre que há um blumenauense em Weingarten, nossa bandeira municipal é hasteada”, comenta. “Um parceiro na Alemanha pode impulsionar as relações sócio-econômicas e culturais de ambas as regiões. As relações com Weingarten prosperam rapidamente”.

via PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS