terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioEventosMissa e ação neste domingo comemoraram o Dia Mundial do Escoteiro em...

Missa e ação neste domingo comemoraram o Dia Mundial do Escoteiro em Blumenau

 

Por Claus Jensen, com fotos de Paty W. Ziegler 

O Dia Mundial do Escoteiro é comemorado neste dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos cidadãos exemplares. Seis anos depois, nascia o primeiro grupo em Blumenau, fundado no dia 13 de janeiro pelo professor Curt Böttner, da Escola Nova (Neue Schule), composto principalmente por seus alunos.

Os escoteiros tem diversos lemas, como “estar sempre alerta para ajudar o próximo” e “praticar diariamente uma boa ação”. Eles prezam a natureza, as atividades ao ar livre, participam de ações comunitárias, excursões e acampamentos; aprendem noções de primeiros-socorros e fazem trabalhos manuais.

Além de exigirem concentração e esforço, as atividades desenvolvem um conjunto de valores como a lealdade, cortesia, educação, autonomia, integração social e cidadania. O movimento é dividido em quatro ramos: Lobinho (6,5 a 10 anos), Escoteiro (11 a 14 anos), Sênior (15 a 17 anos) e Pioneiro (a partir dos 18 anos e até os 21 incompletos).

 

 

Vários escoteiros participaram de uma Missa neste domingo (22/04/18), celebrada pelo Padre João Bachmann na Catedral São Paulo Apóstolo, Centro. Em Blumenau destacam-se os grupos Cruzeiro do Sul, Curt Hering, Leões Blumenau, Germânia, TBZ (Teófilo Bernardes Zadrozny) e Ar Pelicano.

Paty W. Ziegler é diretora de comunicação do Grupo Escoteiros Leões de Blumenau, fundado em 1958 e com 300 integrantes, cuja sede fica na Rua Pastor Osvaldo Hesse, nº 1.701, no bairro Ribeirão Fresco. “Após a missa ocorreram diversas atrações voltadas ao movimento escoteiro. Na oportunidade mostramos um pouco de nossas atividades, além de jogos e canções”, comentou Ziegler, envolvida no movimento escoteiro há 3 anos.

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS