segunda-feira, 8 março 2021
Início Economia Ministro participa da assinatura de contrato de dragagem no Porto de Itajaí...

Ministro participa da assinatura de contrato de dragagem no Porto de Itajaí (SC)

 

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, participou nesta quinta-feira (26/01/17), da assinatura do contrato de dragagem por resultado do Porto de Itajaí (SC). A execução da obra compreende os canais externo e interno, bacia de evolução e demais serviços e operações necessárias para readequação da geometria do canal de acesso aquaviário do porto. Na ocasião, o ministro ressaltou a importância de desenvolver a infraestrutura do país de forma conjunta com os demais entes federados: “É importante destacar o empenho da bancada federal em unir esforços com o governo federal para viabilizar o projeto de dragagem do Porto de Itajaí”, ressaltou. Ela é coordenada pelo Senador Dalírio Beber (PSDB/SC).

A dragagem por resultado inclui o aprofundamento de áreas portuárias e a manutenção da profundidade, além de condições de segurança de navegação. Nesta modalidade de dragagem, existem obras e serviços conjugados para a obtenção de um resultado mais amplo do que os demais tipos de dragagem.

 

 

A obra autorizada deverá retirar do fundo do canal o volume de 4 milhões de metros cúbicos de sedimentos deslocados em virtude das fortes chuvas na região Sul do País, de forma a reestabelecer a capacidade operacional do Porto para a profundidade normal de 14 metros, e ainda oferecer condições irrestritas de navegabilidade e operação para navios de até 300 metros de comprimento. O prazo previsto para a execução dos serviços de dragagem é de três meses. O serviço será realizado pela empresa DTA Engenharia Ltda. Maurício Quintella destacou o impacto dos portos no economia do país: “É preciso vencer a burocracia e investir cada vez mais nos nossos Portos. Os números do setor são fundamentais para a balança comercial”, disse.

Para o ministro, a obra é fundamental para alavancar a logística e o desenvolvimento do Porto, pois “o canal de acesso perdeu profundidade após as cheias ocorridas no Vale do Itajaí e essa obstrução trouxe impacto para o volume de cargas dos navios que aportam aqui”, explicou.

Porto de ITAJAÍ: O Porto de Itajaí está localizado no 2º maior complexo movimentador de contêiner do Brasil. Conectado com as zonas produtoras de Santa Catarina pelas rodovias BR-101 e BR-470, o porto se destaca pelo escoamento de cargas refrigeradas, principalmente aves e suínos, além de estar na rota da importação dos principais mercados do mundo. Em 2016, foram 1.102.196 TEUs (unidade de medida referente a um contêiner de 20 pés) movimentados no complexo, registrando 12% de aumento em relação ao ano anterior.

NAVEGANTES: Após a visita ao porto, o ministro Maurício Quintella participou da Cerimônia de Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica para a ampliação do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC). O acordo entre a Infraero e a Prefeitura de Navegantes visa a desapropriação de áreas destinadas à futura expansão da unidade aeroportuária.

Segundo Quintella, por se conectar aos principais aeroportos do país e ter um papel fundamental no desenvolvimento da região do Vale do Itajaí e do litoral Norte do estado, o Aeroporto Internacional de Navegantes deve estar entre os projetos prioritários do Governo Federal: “Estamos aqui hoje realizando uma reivindicação que já dura 20 anos. Nós temos que impedir que empreendimentos como este fiquem desassistidos”, enfatizou.

Por meio de orientação da Infraero, já foram desapropriados 3 mil hectares. A intenção é que agora o município possa proceder com a desapropriação dos 2 mil hectares restantes, somando o total de 5 mil. A ação possibilitará a expansão do terminal aeroportuário, além de trazer mais prosperidade e desenvolvimento para o estado.

Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS