Ministro Imbassahy recebe políticos de SC para discutir impasse na barragem de José Boiteux

 

O deputado estadual Jean Kuhlmann considerou positivo o resultado da reunião que tratou das reivindicações dos indígenas que ocuparam a Barragem de José Boiteux. O Ministro-chefe da Secretaria de Governo do Brasil, Antônio Imbassahy, recebeu na tarde desta quarta-feira (5/7/17) comitiva de deputados, senadores e prefeitos de Santa Catarina para discutir o assunto.

Os índios ocupam a estrutura desde 2015, protestando contra o descumprimento de um acordo firmado com o governo federal e a Defesa Civil , impedindo a entrada dos técnicos.  A principal reivindicação da comunidade é o cumprimento de um acordo feito em 1º de outubro de 2015, que entre diversos itens prevê: a construção de 35 casas (das quais 28 foram construídas e que não têm ligação de esgoto, água ou rede elétrica); a construção de uma ponte próximo à barragem para facilitar a passagem dos índios quando o rio Itajaí-Açu se eleva, e principalmente a apresentação de um estudo de impacto sócio ambiental da barragem.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Osmar Terra, também esteve presente. A reunião foi marcada pelo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, João Paulo Kleinübing, onde no centro do impasse estão as terras pertencentes aos índios, que impedem o acesso dos técnicos para operação, manutenção e operação da barragem.

“O ministro Imbassahy se mostrou sensível ao nosso pleito e garantiu dar encaminhamento junto aos ministros da Justiça, Integração e Planejamento, que devem apresentar, em Santa Catarina, um cronograma de ações que responda às pendências do acordo de 2015, firmado com o governo federal. Acredito na solução deste impasse”, destacou Dalirio Beber. Para ele, a propriedade do terreno da barragem deve ser devolvida ao estado, para que ele possa garantir a sua operação, já que é a maior do complexo de contenção de cheias do Vale do Itajaí.

 

Durante o encontro, foram contatados os ministérios da Justiça, do Planejamento e da Integração Nacional para resolver ou ao menos agilizar alguns dos principais entraves. Para próxima reunião, que deve acontecer em quatro semanas aqui em Santa Catarina, Imbassahy quer estar com estes encaminhamentos bem adiantados. “Agora, nós temos que trabalhar em conjunto, a comunidade do Vale do Itajaí junto com a comunidade indígena cobrando do governo federal. Se ficar uma comunidade cobrando da outra, não se chega a lugar nenhum. Unidos, vamos ter sucesso”, avalia Jean Kuhlmann.

Participaram da reunião também, o deputado Milton Hobus (PSD), o secretário da Defesa Civil Rodrigo Moratelli e os três senadores catarinenses. Também estiveram presentes os prefeitos de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), de José Boiteux, Jonas Pudewell (PSD), e o presidente da Câmara do município do Alto Vale, Hélio C. Farias, que é da comunidade indígena.

A expectativa é que no próximo sábado (8), seja realizada uma reunião de Jean com a comunidade indígena de José Boiteux, para prestação de contas sobre a reunião desta quarta-feira.