domingo, 24 outubro 2021
InícioVale do ItajaíGasparMinistério Público de SC solicita melhorias em delegacia de Gaspar

Ministério Público de SC solicita melhorias em delegacia de Gaspar

Google Maps (Street View) | Janeiro 2014
Google Maps (Street View) | Janeiro 2014

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Gaspar, vai encaminhar ao Executivo Estadual os laudos técnicos que apontam a falta de estrutura na Delegacia de Polícia Civil de Gaspar. O Promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer, no exercício do controle externo da atividade policial, vistoriou as delegacias de Gaspar e Ilhota e constatou várias irregularidades.

O primeiro laudo, encaminhado no dia 8 de junho pelo Corpo de Bombeiros, apontou ausência de saídas de emergências, instalação de gás combustível, iluminação de emergência, entre outros fatores presentes no projeto preventivo contra incêndios, também foi solicitada análise de um profissional habilitado de todo sistema elétrico, por tratar-se de imóvel antigo.

Já a Defesa Civil do Município relata danificações internas na edificação, como rachaduras e infiltrações, danos que necessitam de avaliação técnica de um engenheiro. Vale ressaltar que a Delegacia está sujeita a enchentes, tendo em vista que o local sofreu duas nos anos 2008 e 2011.

O último laudo, encaminhado pela Vigilância Sanitária no dia 17 de junho, constata a insalubridade do local, com infiltrações, bolores em paredes, pinturas descascando e presença de fungos, colocando em risco a integridade da saúde dos funcionários e detidos.

O sistema sanitário de esgoto das celas também não funciona causando forte odor, e não há também iluminação artificial. A inspeção classificou como péssima as condições de preservação da Delegacia e que o ambiente insalubre do local desmotiva qualquer cidadão de suas obrigações.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS