domingo, 17 outubro 2021
InícioGeralMinistério da Saúde confirma caso de Zika Vírus em Gaspar

Ministério da Saúde confirma caso de Zika Vírus em Gaspar

mosquito-dengueDe acordo com o protocolo do Ministério da Saúde foi confirmado um caso de zika vírus, em Gaspar. A informação foi repassada pela Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina nesta quinta-feira (3).

A constatação é baseada em dados clínicos referente a uma pessoa do município que viajou ao Pará em junho deste ano. O paciente já recebeu o tratamento adequado. Além disso, há outra pessoa suspeita de caso de dengue na cidade.

O zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. O zika vírus não é contagioso. A única forma de pegar esta doença é sendo picado pelo mosquito. Os sintomas do zika vírus são semelhantes aos da dengue, porém, os sintomas são mais leves e desaparecem entre 4 a 7 dias, por isso, é importante ir ao médico para confirmar se realmente está com a doença.

Sobre o Zika Vírus

O Zika Vírus, ou Febre Zika, é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito que causa o contágio da febre amarela, dengue e febre chikungunya. Os sintomas são semelhantes aos dessas doenças, porém mais brandos: febre por volta dos 38 graus, dor de cabeça, diarreia, náuseas, dor no corpo e nas articulações. Outros sinais de infecção pelo vírus são: erupções cutâneas acompanhadas de coceira intensa, fotofobia e conjuntivite.

Sobre os cuidados com o Zica Vírus

É importante não deixar nenhum recipiente com água parada; verificar se as caixas d’água estão bem vedadas; tratar piscinas com cloro e limpar uma vez por semana; colocar na lixeira copos, garrafas e latas vazias dentro de saco plástico bem fechado; manter as calhas para água da chuva desentupidas; colocar areia nos pratos dos vasos de plantas; remover regularmente a água acumulada em folhas de plantas como bromélias e manter ralos fechados e desentupidos.

Fonte: Secretaria de Saúde de Gaspar

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS