Por Gabriel da Silva (HSI)
A Associação dos Amigos do Hospital Santa Isabel – Amabel, realiza na segunda-feira (11/11/19), o anual Jantar da Amabel. O objetivo principal do Jantar da Amabel é homenagear entidades e empresários filantropos, que contribuíram com o Hospital Santa Isabel ao longo de 2019. O evento conta com obras de arte, que serão leiloadas para levantar fundos para o projeto Adote um Quarto, que garante a manutenção e reforma de quartos do Hospital Santa Isabel. O Jantar da Amabel acontece no Teatro Carlos Gomes, a partir das 20h. Os convites estão esgotados.
As obras que serão leiloadas foram doações. Entre elas está um violão do cantor sertanejo Michel Teló e um violão e chapéu do cantor sertanejo Daniel – ambos os cantores autografaram e doaram as peças. Também doaram obras para o leilão os artistas Levi Bini, Lourdes Dalmarco, Silvana Castilho Pujol, Ernesto O. Antic, Nieda Buerlen, Zanza E Bubi Arte, Telomar Florêncio, Guido Heuer e Nelio Schiestl.
O Jantar da Amabel será especial, com um momento que celebra os 110 anos do Hospital Santa Isabel. Para tanto, serão homenageados dois colaboradores, reconhecidos por sua dedicação com a instituição:
Nadir Lenoir vai receber uma homenagem de gratidão pelos 55 anos de atuação no Hospital Santa Isabel. Ela é moradora de Luiz Alves e, desde 1964, pega um ônibus todos os dias para vir até o HSI. Ela atua no Centro Cirúrgico e é uma profissional disputada entre os médicos, por seu talento e dedicação com o trabalho.
Marcos Antonio Doebeli representa as quatro gerações Família Doebeli que se dedicaram ao Hospital Santa Isabel durante 103 anos. Seu bisavô foi o primeiro enfermeiro da unidade. Marcos atuou durante quarenta anos na instituição, a maior parte desse tempo como Coordenador do Almoxarifado.
Prêmio Amigo do Santa Isabel 2019
O Jantar da Amabel, além de ser promovido para levantar fundos para a manutenção dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Santa Isabel, homenageia personalidades que contribuíram com a instituição ao longo do ano.
Estes, serão homenageados com o Prêmio Amigo do Santa Isabel 2019:
- Juliano Gruber, da Naturas Refeições;
- José Henrique da Silva, da Bludata Processamento de Dados;
- Ivo Dickmann Junior e Alaor da Silva, da ação Amigos Do Bem Blumenau – 4ª Edição do Risoto do Bem;
- Vilmar José Rui, da Cooperativa dos Transportadores do Vale – Cootravale;
- Dr. Guilherme Ferroni Plentz da Silva, da Abo – Associação Brasileira de Odontologia – Sub Secção Reg. de Blumenau;
- Lenise Guimarães, da Aliança Navegação e Logística;
- Ricardo João Peluso Alba, Deputado Estadual;
- Decio Nery de Lima, Deputado Federal ;
- João Paulo Kleinubing, Deputado Federal;
- Dalirio Beber , Ex-Senador da República;
- Exma. Juíza de Direito Quitéria Tamanini Vieira Peres, representando o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o Desembargador Rodrigo Colaço;
- Carmem Emília Bonfá Zanotto, Deputada Federal;
- Esperidião Amin Helou Filho, Senador da República;
- Dr. Winnetou Krambeck, representando a Secretaria de Saúde do Município de Blumenau;
- Dr. Helton De Souza Zeferino, Secretário Estadual de Saúde, representando a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina;
- Mario Hildebrand, Prefeito Municipal De Blumenau, representando a Prefeitura Municipal de Blumenau;
- Carlos Moisés da Silva, Governador do Estado de Santa Catarina, representando o Governo do Estado de Santa Catarina.
Os 15 anos da Amabel
A Amabel completa 15 anos em 2019. A ONG foi constituída em Blumenau no dia 25 de novembro de 2004. A Associação foi declarada de Utilidade Pública Municipal em 10 de novembro de 2005 e Utilidade Pública Estadual em 14 de agosto de 2006.
A Associação dos Amigos do Hospital Santa Isabel tem por finalidade o incentivo, a promoção, a coordenação e execução de programas e atividades destinadas a congregar esforços da comunidade em prol do Hospital Santa Isabel, voltadas à promoção da saúde humana, visando aumentar significativamente as perspectivas de sucesso dos projetos de melhorias desta Instituição. A Missão da Amabel é “Contribuir para que o Hospital Santa Isabel tenha uma gestão autossustentável, envolvendo a comunidade, consolidando-o como centro de excelência na saúde”.