segunda-feira, 8 março 2021
Início Acidente doméstico Menino de 1 ano e dois meses sofre queimaduras em 45% do...

Menino de 1 ano e dois meses sofre queimaduras em 45% do corpo após acidente doméstico em Presidente Getúlio 

 

Foto: ilustrativa

 

Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio foram acionados por volta das 17h20min desta segunda-feira (15/10/18), para atender uma ocorrência grave na Rua Clara Schneider, no Centro da cidade. No local uma criança de 1 ano e 2 meses sofreu queimaduras pelo corpo após uma panela com água fervente cair sobre ela.

Enquanto os bombeiros se deslocavam ao local, um atendente da Central de Emergência repassava informações à mãe. Assim que chegaram no endereço, a equipe de socorristas realizou os procedimentos de atendimento pré-hospitalar e em seguida conduziu a vítima ao Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora.

Segundo o Subcomandante Tafarel Barth que atendeu a ocorrência, o menino sofreu queimaduras de 1º e 2º graus em 45% do corpo. O rosto também foi atingido pela água fervente,  podendo ter prejudicado as vias respiratórias. “A água quente caiu sobre grande parte do corpo, provocando queimaduras graves, até mesmo de 2º grau em boa parte da extensão da queimadura”.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, cerca de um milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil a cada ano, sendo que a maioria das vítimas são crianças.

Orientações:

  • Crianças devem ser mantidas longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições;
  • Cozinhe nas bocas de trás do fogão com os cabos das panelas virados para dentro, evitando que as crianças entornem os conteúdos sobre elas.
  • As crianças sempre estejam sob os cuidados do pai, da mãe ou alguém responsável;
  • Panelas e outros utensílios com conteúdo quente devem ficar com o cabo voltado para dentro não só no fogão, mas também na mesa;
  • Toalhas compridas na mesa, podem ser um dos fatores a levar a criança a puxar a mesma e ocasionar algum acidente.

Em caso de acidentes.

  • Acionar imediatamente os Bombeiros. Jamais passar qualquer produto, como pasta de dente, sobre a queimadura. Em caso de acidente, ligue para os Bombeiros no 193.
  • O melhor método é passar água corrente na queimadura, exceto naquelas provocadas por produtos químicos. A água diminui a temperatura corporal e a dor.
Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS