quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioPolíticaMauro de Nadal é eleito para presidir a Assembleia Legislativa de SC

Mauro de Nadal é eleito para presidir a Assembleia Legislativa de SC

Ele é o 50º deputado a comandar os trabalhos da ALESC na era republicana.

O deputado Mauro de Nadal (MDB) foi eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em sessão preparatória realizada na tarde desta segunda-feira (1/02/21). Ele é o 50º deputado a chefiar o Legislativo catarinense na era republicana.

A sessão durou aproximadamente 30 minutos e foi presidida pelo deputado Romildo Titon (MDB). O político detém entre os 40 parlamentares, o maior número de legislaturas completas na Alesc. O deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) apresentou a única candidatura à Presidência, a de Mauro de Nadal, por meio de um ofício assinado pelos líderes dos doze partidos com representação na Assembleia.

A votação, secretariada por Fabiano da Luz (PT) e Ana Campagnolo (PSL), transcorreu normalmente e Nadal foi declarado eleito com 38 votos. Com problemas técnicos, a deputada Ada Faraco de Luca (MDB), que participaria remotamente da sessão, não conseguiu votar.

“Recebo com imensa responsabilidade a missão de presidir essa Casa, num momento singular de Santa Catarina”, afirmou Nadal, no início de seu primeiro pronunciamento como presidente da Alesc. “Assumo está missão na condição de deputado e como servidor público, que por isso deve servir à sociedade, ao maior número de pessoas e com a energia que nos motiva a fazer o melhor pelo Estado.”

O novo presidente destacou os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e interrompeu seu discurso para homenagear, com um minuto de silêncio, as vítimas do vírus. “O novo coronavírus foi além, tornou a vida de todos cada vez mais difícil. Em meio a esse cenário desanimador, precisamos buscar força para buscar forças e superar esse momento”, ressaltou.

Nadal fez vários agradecimentos à família, aos amigos, correligionários e deputados. Afirmou o compromisso com uma gestão compartilhada da Assembleia com a Mesa Diretora e os deputados, de forma harmônica, com abertura aos parlamentares e participação do Colégio de Líderes. Declarou que fará o melhor gastando menos, diminuindo a burocracia e aprimorando a transparência.

Com informações de Marcelo Espinoza [Agência AL]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS