quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioEducaçãoMatrículas na Rede Estadual de Ensino seguem até sexta-feira (4)

Matrículas na Rede Estadual de Ensino seguem até sexta-feira (4)

professorOs novos alunos na Rede Estadual de Ensino têm até sexta-feira, 04, para realizar a matrícula na unidade de interesse para o ano letivo de 2016. O processo, que iniciou no dia 30 de novembro abrange cerca de 1.090 unidades em todo o Estado, 47 delas vinculadas à Gerencia Regional de Educação de Blumenau, que abrange as cidades de Blumenau, Gaspar, Luís Alves, Ilhota e Pomerode.

Para realizar a matrícula, os estudantes ou seus pais ou responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento ou o RG, o histórico escolar (declaração de frequência da escola), o atestado de frequência em caso de transferência e o cartão de vacina ou declaração dos pais e/ou responsáveis do aluno, assegurando estar com a vacinação em dia. Os alunos do ensino médio, ensino técnico e da Educação de Jovens e Adultos também precisam apresentar uma cópia do CPF do estudante ou dos responsáveis.

Para acessar o Ensino Fundamental, o aluno deve completar seis anos até o dia 31 de março de 2016. As matrículas do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio não tem exigência de idade mínima, mas é preciso ter concluído o Ensino Fundamental. Já para os Cursos Técnicos Subsequentes (pós-médio), o estudante precisa ser egresso do Ensino Médio ou estar matriculado na 3ª série do Ensino Médio. Para concluir os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é preciso ter 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.

Outro critério para garantir a matrícula é o zoneamento, que ordena as matrículas de acordo com a residência do estudante ou local de trabalho dos pais, responsáveis ou do próprio aluno. Caso a escola esteja fora da linha de zoneamento do estudante, mas tenha vagas disponíveis, será preenchida uma intenção de vaga, com posterior sorteio entre todos os interessados.

Caso o estudante não consiga efetuar a matrícula até sexta-feira, vale lembrar que uma segunda etapa será aberta, com os mesmos critérios, entre os dias 01 a 05 de fevereiro de 2016. O ano letivo inicia dia 11 de fevereiro de 2016.

Texto: Julia Voigt | Secretaria Regional de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS