Massa de ar seco mantém o tempo estável e temperatura que pode chegar a 31°C

Foto: Marcos Fernandes
Foto: Marcos Fernandes

 

Neste momento (9h55min) a temperatura em Blumenau é de 24,5°C; com previsão de não passar dos 31°C nesta quarta-feira (25/04/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 19,6°C. O rio Itajaí está com 88 cm e a umidade relativa do ar em 70,6%.

Segue com condição de tempo estável devido a atuação da massa de ar seco sobre o Vale do Itajaí. No decorrer do dia, predomínio de sol e variação de nebulosidade. Índices de umidade mais baixos e ventos soprando de quadrante norte favorecem a rápida elevação da temperatura, garantindo mais uma tarde com sensação de calor.

Santa Catarina – Tempo seco com predomínio de sol. Temperatura mais amena na madrugada e bem elevada durante o dia (grande amplitude térmica). Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado. Extensa massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) atua no estado.

 

Quinta-feira (26)

Blumenau –  O ar seco segue mantendo o tempo firme. O resfriamento da atmosfera durante a madrugada faz o dia amanhecer com céu nublado. Porém ainda pela manhã a nebulosidade diminui e o sol passa a predominar entre nuvens. Mínima variando entre 18 e 20°C e máximas entre 30 e 32°C à tarde. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.

Santa Catarina – O sol predomina, com tempo seco. Na madrugada a temperatura fica mais amena, mas depois bem elevada durante o dia (grande amplitude térmica). Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado. Extensa massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) atua no estado.

 

Sexta-feira (27)

Blumenau – Será mais um dia sem chuva, já que a massa de ar seco continua atuando. Ao longo do dia, predomínio de sol, presença e variação de nebulosidade e temperatura em rápida elevação. No inicio da manhã, mínima variando entre 19 e 21°C e à tarde faz calor, com máxima entre 28 e 30°C. Ventos fracos de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Mais um dia com previsão de tempo seco e predomínio de sol. Como nos últimos dias, a temperatura será mais amena na madrugada e bem elevada durante o dia (grande amplitude térmica). Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado. Extensa massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) atua no estado.

 

Sábado (28)

Blumenau – Previsão de mudança do tempo. O dia inicia com sol entre nuvens, mas entre a tarde e a noite há condição para pancadas de chuva devido a passagem de uma nova frente fria pela costa de SC associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente. Ainda assim, a chuva ocorre de forma mal distribuída e sem acumulados significativos. Mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 29 e 31°C.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens. Pancadas de chuva com descarga elétrica, bem isolada, entre a tarde e noite, devido a aproximação de uma nova frente fria. Temperatura segue elevada para época do ano, com vento nordeste, fraco a moderado.

 

Domingo (29)

Blumenau – Frente fria permanece posicionada a leste de SC e ainda associada a um cavado no continente. Por isso, há condição para chuva fraca e isolada durante a madrugada e, posteriormente entre o final da tarde e a noite. Já entre a manhã e a tarde a condição para chuva é menor, a nebulosidade varia e ocorrem períodos de abertura de sol que favorecem a elevação da temperatura. Mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 27 e 29°C.

 

ATENÇÃO para condições de umidade do ar extremamente baixa em SC, durante esses dias, com valores de 30 a 40% à tarde. Como a condição de tempo seco vem sendo observada desde a semana anterior, os níveis dos rios encontram-se baixos em algumas localidades.

 

Tendência para SC, entre 29 de abril a 7 de maio de 2018

Permanece com sol e temperatura elevada durante o dia em SC, devido à atuação da massa de ar seco e quente no centro-sul do Brasil. Especialmente do oeste ao norte do Estado, o tempo seco predomina. Entre o fim de abril e início de maio podem ocorrer pancadas de chuva, sem valores significativos, devido à passagem de uma frente fria no mar. Logo após, a temperatura diminui, mas até o momento sem indicativo de frio intenso.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram