quinta-feira, 13 maio 2021
Início Clima Massa de ar seco e quente sobre SC dificulta a formação de...

Massa de ar seco e quente sobre SC dificulta a formação de nuvens

Massa de ar quente 29,01,14

O sistema de alta pressão (massa de ar seco) e mais quente sobre o Centro-Sul do Brasil, inibe a formação de nebulosidade nestas regiões, favorecendo a elevação muita rápida da temperatura do ar, superando facilmente a casa do 30°C.

No gráfico abaixo, é possível conferir as temperaturas mais altas as 13h desta quarta-feira

temperatura do ar 29.01.14

O tempo firme continua com sol e poucas nuvens em SC nesta Quarta-feira (29/01). Durante a tarde o calor intenso provoca pancadas muito isoladas de chuva no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, também não se descarta a possibilidade de núcleos de instabilidade no Litoral Norte.

Há risco de trovoadas com descarga elétrica, típicas de verão. Temperatura alta, próxima de 39ºC/40°C no Litoral Sul e Norte, e no Vale do Itajaí, com sensação térmica próxima a 50°C e de ar abafado. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Previsão do tempo para Quinta-feira (30/01)

Predomínio de sol em SC, com aumento de nuvens especialmente à tarde com pancadas isoladas de chuva, acompanhadas de trovoadas e descarga elétrica, típicas de verão. Temperatura alta, próxima de 39ºC e 40°C no Litoral Sul e Norte, e no Vale do Itajaí. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Epagri/Ciram | Marilene de Lima – Meteorologista | Setor de Previsão de Tempo e Clima

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS