quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioClimaMassa de ar polar mantém o tempo estável em Blumenau nesta terça...

Massa de ar polar mantém o tempo estável em Blumenau nesta terça (22)

Foto: Marcos Fernandes

 

Neste momento (11h56min) a temperatura em Blumenau é de 18°C; com previsão de não passar dos 24°C nesta terça-feira (22/05/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 9,4°C. O rio Itajaí está com 72 cm e a umidade relativa do ar em 63,6%.

A massa de ar polar segue mantendo o tempo estável. O sol predomina junto de poucas nuvens, favorecendo a elevação da temperatura e garantindo uma tarde com sensação térmica mais amena, com máximas que oscilam entre 22 e 24°C. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Tempo firme e ensolarado, com baixa umidade do ar em todas as regiões. Temperatura em gradativa elevação, com máximas variando de 22°C a 24°C, mais altas no Litoral Norte.  Vento sudoeste e sul, com fraca intensidade. Uma massa de ar frio, de origem polar, sobre o Sul e Sudeste do Brasil.

 

Quarta-feira (23)

Blumenau – A nebulosidade aumenta sobre a região, devido a instabilidades em níveis médios e altos da atmosfera. Ainda assim, o tempo fica seco e o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia. Ao amanhecer a sensação é de frio, com temperatura mínima que varia entre 10 e 12°C. Aos poucos a temperatura se eleva e à tarde a máxima fica entre 21 e 23°C. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Nevoeiros na madrugada e amanhecer na maior parte das regiões catarinenses. Ensolarado com ar seco (baixa umidade do ar) na maior parte do dia. Temperatura baixa na madrugada em todas as regiões. Temperatura mínima com valores negativos nas áreas altas do Planalto Sul, entre 2°C e 4°C Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte favorecendo a formação de geada nessas regiões. Durante o dia temperaturas em gradativa elevação, principalmente no Litoral. Vento fraco de sul e sudeste, com uma massa de ar frio de origem polar influenciando o Estado.

 

Quinta-feira (24)

Blumenau – O posicionamento do sistema de alta pressão (massa de ar seco) favorece o deslocamento de umidade do mar para o Vale do Itajaí. O céu fica nublado no município e com períodos de abertura de sol no decorrer do dia. Permanece a sensação de frio no inicio da manhã, com mínima entre 11 e 13°C. Já à tarde a temperatura máxima oscila entre 20 e 22°C. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a nordeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Tempo firme, com nevoeiros na noite e madrugada, e sol com algumas nuvens principalmente do Planalto ao Litoral. No Litoral Norte e Grande Florianópolis mais nebulosidade e chuvisco no período noturno e amanhecer devido à circulação marítima. Temperatura em elevação, devido ao enfraquecimento da massa de ar frio e afastamento para leste. Na sexta-feira ainda há condição para formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.
Vento: sudeste, com variações de nordeste e de leste no Grande Fpolis, Litoral Norte e Planalto Norte, fraco a moderado.

 

Sexta-feira, sábado e domingo (25, 26 e 27)

Blumenau – Nos próximo dois dias, a circulação marítima ganha intensidade entre a sexta-feira e o sábado, garantindo dias de céu nublado e com curtos períodos de abertura de sol em Blumenau. O frio das madrugadas perde um pouco de intensidade e as mínimas oscilam entre 14 e 16°C. Por conta da maior cobertura de nuvens a temperatura não se eleva tanto em relação aos dias anteriores e as máximas ficam entre 19 e 21°C.

Santa Catarina – A previsão é a mesma do dia anterior. Tempo firme, com nevoeiros na noite e madrugada, e sol com algumas nuvens principalmente do Planalto ao Litoral. No Litoral Norte e Grande Florianópolis mais nebulosidade e chuvisco no período noturno e amanhecer devido à circulação marítima. Temperatura em elevação, devido ao enfraquecimento da massa de ar frio e afastamento para leste. Na sexta-feira ainda há condição para formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Vento: sudeste, com variações de nordeste e de leste no Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 27 de maio a 5 de junho de 2018

Tempo firme na maior parte do período, com sol entre nuvens, baixa umidade relativa do ar (ar seco) e temperatura em elevação em SC. Entre o final do dia 2 e manhã de 3 de junho, e novamente no dia 5, a passagem de duas frentes frias trazem chuva para o Estado. A temperatura diminui na madrugada e manhã do dia 4.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS