domingo, 17 outubro 2021
InícioGeralManifestantes protestam contra o aumento da tarifa de ônibus em Blumenau

Manifestantes protestam contra o aumento da tarifa de ônibus em Blumenau

 

Fotos e vídeo: Jaime Batista da Silva | Blog do Jaime

Um grupo de 15o pessoas, formado por jovens estudantes, integrantes de movimentos sociais e parentes de funcionários do transporte coletivo, protestaram contra o aumento na passagem de ônibus em Blumenau. Das cerca de 7 mil pessoas convidadas para o manifesto, somente 328 haviam confirmado a presença para esta quinta-feira (21/01/16) pelo Facebook.

A manifestação iniciou às 19h na Praça Victor Konder, em frente à prefeitura de Blumenau. Com cartazes escritos ” ônibus sucateado não vale o valor cobrado”, “menos tarifa mais respeito”,  “queremos qualidade”, “trabalhadores sem salário, tarifa cara ônibus precário” e gritando frases como “Não, Napoleão, cadê o meu busão”,  eles seguiram pela ruas Paulo Zimmermann, Sete de Setembro, com destino ao Terminal da Fonte.

Durante o trajeto, alguns motoristas de ônibus buzinaram em apoio ao grupo. Na próxima terça-feira (26), foi marcado outro protesto às 18h, no mesmo local. No dia seguinte entrará em vigor a nova tarifa, que foi aprovada no dia 11 deste mês.

Esse tipo de manifestação é muito importante, afinal as condições do transporte coletivo estão péssimas na cidade. São reclamações dos usuários que vão desde horários, condições dos ônibus, segurança, etc .. Isso sem contar os problemas relacionados a pagamentos, responsabilidade de cada empresa do Consórcio Siga.

Ônibus funcionam com combustível, peças de reposição, salários e demais insumos. Faltaram nos cartazes, protestos contra a política de aumentos do governo federal, que tem culpa direta pelo novo valor das tarifas. Afinal, mesmo com o preço do barril de Petróleo lá em baixo, o preço do combustível não para de ficar lá em cima.

Outro desafio dos empresários, seria pagar o salário sem faturar durante a paralisações. O Sindetranscol sentiu o drama, pois o valor que entra na conta do Consórcio Siga foi bloqueado e vai direto para o sindicato. Mesmo assim, não foi possível pagar todos os salário até agora. Imaginem o drama de todas essas famílias dos trabalhadores do transporte público nesse final e começo de ano.

Veja como está o preço em outras cidades do estado e um comparativo com as maiores do país.

 

OBlumenauense agradece ao competente e grande amigo Jaime Batista da Silva, do Blog do Jaime, que nos concedeu as imagens.

 

Protesto_aumento_passagem_21-01-16_01

Protesto_aumento_passagem_21-01-16_02

Protesto_aumento_passagem_21-01-16_03

Protesto_aumento_passagem_21-01-16_04

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS