quarta-feira, 22 setembro 2021
InícioPraiasPenhaMais uma baleia-jubarte é encontrada morta em Santa Catarina

Mais uma baleia-jubarte é encontrada morta em Santa Catarina

O animal estava encalhado em meio às pedras, na Praia do Cascalho, em Penha (SC). Ele tem 8 metros de comprimento e idade estimada entre um e dois anos. 

Mais uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) apareceu morta no Litoral de Santa Catarina. O animal estava preso em meio às pedras próximo à Laje da Coro, na Praia do Cascalho, em Penha (SC).

Uma equipe técnica da Univali, que faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) Unidade Penha, esteve no local na manhã desta quinta-feira (9/09/21). O mamífero juvenil tem oito metros de comprimento total e idade estimada entre um e dois anos.

Estão sendo analisadas alternativas para desprender o animal e deslocar a carcaça até a praia, onde passará por exame de necropsia. O procedimento indicará a condição de saúde e as possíveis causas de morte. Infelizmente é a quinta baleia-jubarte encontrada encalhada e sem vida em 2.021,  no trecho de praias monitorado pelo projeto.

Foto: PMP-BS / Univali Penha

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) Unidade Penha

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS