terça-feira, 18 maio 2021
InícioAnimaisMais um pinguim é encontrado ferido em praia de Santa Catarina

Mais um pinguim é encontrado ferido em praia de Santa Catarina

 

 

 

 

Por Nicolle Esthal

Nos últimos tempos, tem sido frequente e considerável o número de pinguins encontrados feridos e até mortos, nas praias do litoral catarinense, o que vem preocupando e muito, pesquisadores e ambientalistas. Desde o início do ano, 2.105 desses animais chegaram às praias de Santa Catarina nestas condições.

Neste domingo (25/10/20), ao aproveitar o dia de calor na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, banhistas avistaram um pinguim na beira mar. O projeto de monitoramento da Bacia de Santos foi acionado e resgatou o animal com diversos ferimentos para ser tratado no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), no bairro Rio Vermelho. O pinguim vai passar por reabilitação e quando estiver recuperado e em boas condições para sobreviver sozinho, será devolvido à natureza.

O que fazer se encontrar algum pinguim encalhado?

– Mantenha distância e afaste os animais domésticos, eles podem transmitir doenças aos pinguins
– Se possível, use uma toalha para conter o pinguim e coloque-o em uma caixa de papelão para mantê-lo aquecido. Cuidado com o bico!
– Não o alimente, não molhe, jamais coloque-o no gelo. Se ele saiu da água, pode estar cansado, desidratado, doente ou com a temperatura corporal baixa. Não o force a entrar na água.
– Ligue no telefone 0800 642 3341 e a base mais próxima do PMP-BS irá resgatar o animal.
– O CePRAM/R3 Animal fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
– O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
– O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
– O PMP-BS é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS