sábado, 27 novembro 2021
InícioClimaMais um dia quente, abafado, com predomínio do sol, apesar do chuvisco...

Mais um dia quente, abafado, com predomínio do sol, apesar do chuvisco desta manhã

 

Foto: Júlio Pollhein

 

No início da manhã desta quinta-feira (20/12/18) em Blumenau, houve muitas de nuvens, e por isso o chuvisco isolado em algumas regiões. A nebulosidade está se dissipando e o sol vai predominar durante o dia. Com isso a temperatura aumenta rapidamente e teremos uma tarde abafada.

Ao final do dia, as áreas de instabilidade formadas pelo calor e a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) na baixa atmosfera, trazem condição para pancadas de chuva e trovoadas em Blumenau. Não se descarta a ocorrência de temporais isolados, com chuva intensa de curta duração, descargas elétricas e rajadas momentâneas de vento intenso. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a nordeste.

Neste momento (11h14min) faz 28,3 °C (sensação térmica de 31,9°C) com previsão de chegar a 35°C. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6h, quando fez 24°C. O rio Itajaí-Açu está com 85 cm e a umidade relativa do ar em 74,5%.

Santa Catarina – Pela manhã, predomínio de sol na maior parte do Estado, com um pouco mais de nebulosidade no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Entre a tarde e à noite, ocorrem pancadas de chuva com raios em todas as regiões. Persiste o risco de temporais localizados com ventania e granizo. Temperatura acima de 30°C com sensação de ar abafado. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas as pancadas de chuva. Cavado sobre o Sul do Brasil.

 

Sexta-feira (21)

Blumenau – Predomínio de sol entre nuvens durante a manhã e tarde, com temperatura que logo aumento e a tarde deve ser quente. No final do dia, há condição para pancadas de chuva e trovoadas devido ao aquecimento superficial (calor) e a atuação de cavados em níveis baixos e médios da atmosfera. Não se descarta o risco para temporais, com chuva intensa de curta duração, descargas elétricas e rajadas momentâneas de vento intenso. Mínima variando entre 22 e 24°C e máxima entre 35 e 37°C. Ventos fracos de noroeste.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva e raios a partir da tarde em todo o estado. Mais um dia com risco de temporais localizados, ventania e granizo. Temperatura alta em todas as regiões, vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas. Formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil.

 

Sábado (22)

Blumenau – O tempo pouco muda em relação aos dias anteriores, com predomínio de sol entre nuvens durante boa parte do dia. Entre a tarde e a noite, há condição para pancadas de chuva e trovoadas devido ao aquecimento superficial (calor) e a atuação de cavados em níveis baixos da atmosfera. Não se descarta o risco para temporais, com chuva intensa de curta duração, descargas elétricas e rajadas momentâneas de vento intenso. Mínima entre 22 e 24°C e máxima entre 34 e 35°C. Ventos fracos de noroeste.

Santa Catarina – Predomínio de sol pela manhã e a partir da tarde, ocorrem pancadas de chuva na maior parte do Estado. Não se descarta o risco de temporais localizados. O calor diminui um pouco em relação aos dias anteriores e o vento sopra de noroeste a sudeste, com intensidade de fraca a moderada com rajadas.

 

Domingo (23)

Blumenau – Neste dia o padrão atmosférico muda, influenciado por um sistema de alta pressão que se posiciona no leste do Estado, favorecendo o transporte de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí. O céu fica nublado, com alguns períodos de abertura de sol e condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento. O calor perde intensidade, com mínima entre 20 e 22°C e máxima de 25 a 27°C no período da tarde.

Santa Catarina – Pela manhã o sol predomina novamente. Já a partir da tarde, a previsão aponta a ocorrência de pancadas de chuva na maior parte do Estado, com chande de temporais localizados. A boa notícia para quem não gosta do calor, é que ele diminui um pouco em relação aos dias anteriores. Vento noroeste / sudeste, de fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (24)

Blumenau – O sistema de alta pressão continua levando o ar úmido do mar para o Vale do Itajaí, deixando o céu nublado. Devem ocorrer algumas aberturas de sol, com condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento. O calor perde intensidade e temperatura fica semelhante ao dia anterior, quando a mínima oscila entre 20 e 22°C, e durante a tarde, de 25 a 27°C.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens durante a tarde em todas as regiões catarinenses. À noite de véspera de Natal, pode ocorrer chuva isolada no Meio Oeste e Litoral Norte. Mas o calor vai estar presente nessa data especial, já que a temperatura deve ser alta. O vento sudeste a nordeste, deve ser de fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 25 de dezembro de 2018 a 3 de janeiro de 2019

Chuva frequente durante o período, concentrada especialmente no período da tarde, noite e por vezes na madrugada, característica de verão. No período de 25 a 29 a chuva fica mais concentrada nas áreas mais próximas do Paraná.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS