terça-feira, 30 novembro 2021
InícioClimaMais um dia daqueles: muito quente e com risco de temporal em...

Mais um dia daqueles: muito quente e com risco de temporal em Blumenau

[pro_ad_display_adzone id=”179465″ popup=”1″ exit_popup=”1″ flyin_position=”bottom-left”]

Foto: Marcos Fernandes

 

Quinta-feira (10)

Blumenau – A quinta-feira será mais um dia abafado em Blumenau. O sol predomina entre nuvens, a temperatura se eleva e à tarde faz calor, com máxima em torno dos 37°C nesta quinta-feira (10/01/19).

Neste momento (11h44min) faz 32,7°C mas a sensação térmica é de 37°C . A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 26,4°C. O rio Itajaí-Açu está com 78 cm e a umidade relativa do ar em 54,2%.

Entre a tarde e a noite, a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) e o calor favorecem a formação de áreas de instabilidade que trazem condição para pancadas de chuva e trovoada ao município. Não se descarta o risco para temporais, com chuva intensa de curta duração, descargas elétricas e rajadas momentâneas de vento intenso. Vento fraco a moderado de quadrante norte.

Santa Catarina – Predomínio de sol pela manhã, mas entre a tarde e noite, aumentam as nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva bem distribuídas em grande parte do Estado e mais isoladas no litoral. A temperatura varia entre 35°C e 39°C, vento nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas mais intensas à tarde. Um sistema de alta pressão com centro no mar, está posicionado entre o litoral catarinense e paulista. Uma frente fria está se deslocando no litoral gaúcho.

 

Sexta-feira (11)

Blumenau – Um cavado em níveis baixos da atmosfera e o deslocamento de ar úmido do mar para o continente deixam o tempo instável. Ao longo do dia, presença e variação de nebulosidade, aberturas de sol e condição para chuva isolada e trovoadas, principalmente entre a tarde e a noite. No inicio da manhã, mínima variando entre 24 e 26°C e máxima entre 32 e 34°C à tarde. Vento fraco a moderado de direção variável.

Santa Catarina – Muitas nuvens pela manhã, com chuva isolada no litoral. Entre a tarde e noite, aberturas de sol e pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões. No oeste, a chuva ocorre de forma mais isolada. A temperatura fica um pouco mais amena em relação ao forte calor do dia anterior. Vento nordeste virando para sul, no litoral, e para sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas principalmente no litoral. Uma frente fria está se deslocando pelo litoral.

 

Sábado (12)

Blumenau – Presença e variação de nebulosidade, aberturas de sol e condição para pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite devido a atuação de cavado em níveis baixos da atmosfera e a entrada de ar úmido vindo do mar. Mínima entre 23 e 25°C e máxima entre 31 e 33°C no período da tarde. Vento fraco de noroeste, passando a nordeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoada à tarde. Chuva mais isolada em relação aos dias anteriores, devido ao predomínio de uma massa de ar seco. Temperatura em elevação, com vento nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Domingo (13)

Blumenau – Perturbações em níveis baixos da atmosfera e a circulação marítima favorecem a presença de nebulosidade, bem como a condição para chuva isolada durante a madrugada e, posteriormente ao final do dia. As aberturas de sol auxiliam a elevação da temperatura, com mínima entre 24 e 26°C e máxima oscilando entre 32 e 34°C.

Santa Catarina – O sol predomina durante a maior parte do dia, mas no período da tarde aumentam as nuvens e ocorrem pancadas de chuva com trovoada. A chuva deve ser mais isolada em relação aos dias anteriores, já que uma massa de ar seco está atuando no Estado. O calor não dá trégua e o vento sopra no sentido nordeste / sudeste, com intensidade de fraca a moderada.

 

Segunda-feira (14)

Blumenau -O sol predomina entre nuvens, o calor continua e há condição para pancadas isoladas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite por conta de áreas de instabilidade formadas pelo aquecimento superficial e pela atuação de cavados. Mínima entre 23 e 25°C e máxima entre 33 e 35°C.

Santa Catarina – A previsão não muda em relação ao dia anterior, com sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoada à tarde. Novamente a chuva deve ser mais isolada devido ao predomínio de uma massa de ar seco. A temperatura continua alta, o vento deve ser de nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 15 a 24 de janeiro de 2019

No início do período, permanece uma condição de tempo favorável para temperaturas elevadas no Estado, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, típicas de verão. A partir do dia 18, os sistemas frontais se concentram no litoral paulista, favorecendo maior frequência de dias de chuva no norte catarinense, e menor elevação da temperatura.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS