quinta-feira, 21 outubro 2021
InícioEventosMais de 82 mil pessoas passaram pela Festa Pomerana

Mais de 82 mil pessoas passaram pela Festa Pomerana

Festa-Pomerana_25-01-16_04

 

Texto: Daiane Basso | Fotos: Daniel Zimmermann

POMERODE (SC) – O público já pode anotar e reservar um espaço na agenda para a próxima Pomerana: a 34ª edição tem data marcada e será realizada de 12 a 22 de janeiro de 2017. A organização comemora os resultados de 2016, onde mais de 82 mil visitantes passaram pelo Parque Municipal de Eventos durante os 11 dias de celebração da cultura alemã.

A gastronomia ganhou destaque com os pratos típicos, representados também pelas tradicionais salsichas, leberkäse, bretzel, strudel, cucas, entre outras delícias. Somente no buffet foram servidas cerca de 13 mil refeições. Foram mais de 150 mil copos de chope consumidos, entre eles o da Schornstein Pomerana, cerveja feita especialmente para a festa.

 

Festa-Pomerana_25-01-16_01

A tradição chamou a atenção dos visitantes que prestigiaram o evento. O Culto Religioso em Platt (dialeto dos colonizadores pomeranos), o Encontro de Grupos Folclóricos e de Bandoneon, além das diversas bandas de Pomerode, valorizaram a história e a cultura do município.

Muitos se divertiram com as competições típicas, como a do Serrador (Baumstamm Wettsägen), Lenhador (Holzhacker), Chope em Metro (Meterbier), Carrinho de Mão em dupla (Schubkarrenrennen), Cabo de Guerra em trio (Tauziehen) e a Tudo Linguiça (Alles Wurst), onde os competidores tiveram que degustar uma linguiça Bockwurst, de 23cm, no menor tempo possível. A iguaria foi produzida especialmente para a competição pela empresa pomerodense Olho Embutidos e Defumados. Mais de 8,5 mil pessoas participaram das brincadeiras.

Festa-Pomerana_25-01-16_03Os desfiles, que foram realizados nas quintas, sextas-feiras, sábados e domingos, reuniram centenas de pessoas. “O nosso sentimento é de orgulho e muita alegria. Muitas famílias se reuniram para acompanhar a tradição do nosso município e a riqueza da cultura germânica que é repassada de geração em geração”, comenta Ivone Lemke, diretora de cultura.

As novidades desta edição agradaram o público. A decoração contou com espaços cobertos adicionais e com maior número de mesas próximas às áreas de alimentação, tudo para melhor atender as famílias. A Feira Comercial e Industrial fortaleceu os produtos locais.

De acordo com Ivan Blumenschein, presidente da Associação Empresarial de Pomerode (Acip), a quantidade de expositores teve um aumento de 50% nesta edição. “As milhares de pessoas que passaram pela festa também conheceram um pouco sobre as empresas pomerodenses e os produtos aqui fabricados, o que rende frutos para a economia de Pomerode”, comemora.

Festa-Pomerana_25-01-16_02

Conheça a Realeza da 34ª Festa Pomerana, eleita na noite do último domingo (24/1):

  • Rainha: Kehtlin Larissa Siewert – Clube: Alto Rio do Testo
  • Rainha Mirim: Joana Harryeli Scheidemantel – Clube: Progresso
  • 1ª Princesa: Estefani Gabrielle Hausmann – Clube: Progresso
  • 1ª Princesa Mirim: Maria Isabel Brych – Clube: Nacional
  • 2ª Princesa: Estefani Joana Borchardt – Clube: 25 de Julho
  • 2ª Princesa Mirim: Eloísa Tainá Lemke – Clube: XV de Novembro

 

Fotos abaixo: Fernando Jader Mantau

 

Festa_Pomerana-realeza_24-01-16_07

Festa_Pomerana-realeza_24-01-16_01

Festa_Pomerana-realeza_24-01-16_06

Festa_Pomerana-realeza_24-01-16_02

Festa_Pomerana-realeza_24-01-16_04

Festa_Pomerana-realeza_24-01-16_05

Festa_Pomerana-realeza_24-01-16_09

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS