Mais de 70 paratletas de todo o país competem em Blumenau

bocha-paralimpica_bnu_2-12-16_04

 

Por Aline Franzoi Santos Fleith, com fotos de Michele Lamin | PMB

Foi aberto oficialmente na manhã desta sexta-feira, dia 2, o Campeonato Brasileiro Individual de Bocha Paralímpica. Mais de 70 atletas de nove estados brasileiros participam do evento, que iniciou animado com a participação da Banda Musical da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay e segue até o fim da tarde deste sábado.

 

bocha-paralimpica_bnu_2-12-16_02

 

Ao iniciar o cerimonial, todos os presentes fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente com o avião da Chapecoense. O presidente da Associação Nacional do Deporto para Deficientes (Ande), Frederico Frazão destacou a hospitalidade blumenauense e declarou que pretendem realizar outras competições na cidade. Já o prefeito Napoleão Bernardes falou da alegria do município em receber um evento tão importante para o paradesporto nacional e que celebra a superação, o esporte e a vida.

 

bocha-paralimpica_bnu_2-12-16_06

 

Entre os competidores, encontram-se medalhistas das Paralimpíadas Rio 2016. Eles já estão em Blumenau desde quinta-feira para treinar e se preparar para os jogos. “O esporte me proporcionou muitas conquistas e me estimulou a buscar outras coisas, como voltar a estudar”, declarou a medalhista de ouro, Evelyn Oliveira. Outro medalhista paralímpico presente é Dirceu José Pinto, prata por equipe. “Antes de conhecer a bocha paralímpica, vivia trancado em casa. O esporte mudou a minha vida. Sempre sonhei em ser medalhista olímpico e hoje já tenho cinco medalhas paralímpicas”, revelou.

Além da banda, que tocou o Hino Nacional, a solenidade contou com uma bela apresentação de dança realizada pelas alunas da Fundação Pró-Família. Intitulado “Para todos”, o espetáculo encerrou a abertura emocionando a todos, pois teve entre as dançarinas a paratleta Milena Maria Dorow, que foi medalha de ouro nas Paralimpíadas Escolares 2016.

O campeonato é realizado pela Associação Nacional do Deporto para Deficientes (Ande) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com parceria do programa de Paradesporto Escolar de Blumenau da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Associação do Paradesporto Escolar de Blumenau (Apesblu). Os jogos seguem até às 17h de sábado, dia 3, no setor 2 da Vila Germânica.

 

bocha-paralimpica_bnu_2-12-16_03

bocha-paralimpica_bnu_2-12-16_07

bocha-paralimpica_bnu_2-12-16_05

bocha-paralimpica_bnu_2-12-16_08