sábado, 22 janeiro 2022
InícioEventosMais de 40 fotos mostram a abertura e primeira noite da Oktoberfest...

Mais de 40 fotos mostram a abertura e primeira noite da Oktoberfest em Blumenau

 

 

O 1º desfile da Oktoberfest Blumenau 2018, programado para às 19h30min na Rua XV de Novembro, esperado por turistas e moradores, acabou sendo cancelado uma hora antes. Nunca é uma decisão fácil para a coordenação da festa, porque são muitas pessoas envolvidas, mas o risco de chuva era iminente.

 

 

Algumas atrações desfilaram por volta das 21h no Setor 3 do Parque Vila Germânica para alegria dos presentes. Uma hora depois, começava a cerimônia de abertura da maior festa alemã das Américas, realizada no Setor 4.

No palco, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt,  o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, o senador Dalírio Beber (PSDB); o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Ricardo Stodieck,  representantes do Governo do Estado, além de outras autoridades. A abertura também contou com representes da Áustria, Alemanha, Uruguai, República Tcheca, Reino Unido, Paraguai e Itália.

 

 

O ritual de início é marcado pelo cortejo dos monges produtores de cerveja, representados por integrantes do grupo Velhos Camaradas. Nos primeiros anos da Idade Média, os religiosos passavam longos períodos de jejum, quando não podiam ingerir nenhum tipo de alimento, apenas bebidas. É nesse contexto que as primeiras cervejas são criadas, para dar sensação de saciedade.

Com tochas e bandeiras, os monges retiram o caneco da Oktoberfest da “Krugplatz”, a Praça do Caneco, e levam ele até o palco, entregando nas mãos da rainha Karoline Gehrke. O caneco só voltará à sua praça no último dia da festa.

 

 

Em seguida foi sangrado o primeiro barril de chope e o anfitrião da noite, prefeito Mário Hildebrandt, deu as boas-vindas ao publico.“É uma alegria receber cada um de vocês na nossa bela Blumenau. É de fato um momento ímpar que temos a oportunidade de estarmos todos juntos”, disse.

Depois os Velhos Camaradas animaram a festa, com suas músicas tradicionais e o toque cênico sempre bem humorado, um trabalho coordenado por José Carlos Oeschler.

A 35ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 3 a 21 de outubro e é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. Para acompanhar a programação da festa clique aqui e se quiser conhecer as opções gastronômica, pode acessar neste link. As novidades desta edição estão aqui.

Confira as fotos de Luciano Bernz (Curtindo Blumenau)

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS