quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioAnimaisMais de 330 gatos e 380 cães foram castrados gratuitamente em Blumenau...

Mais de 330 gatos e 380 cães foram castrados gratuitamente em Blumenau em 2018

.

Foto: Marcelo Martins

A Diretoria de Bem Estar Animal (DBEA) de Blumenau, finalizou na última semana o mutirão de castração iniciado no final do mês de janeiro desse ano. Em 2018, foram esterelizados 720 animais, sendo 334 gatos e 386 cães. Desse total 286 são machos e 434 fêmeas.

As cirurgias foram realizadas no centro cirúrgico do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), em formato de mutirões semanais. O processo de adesão se deu por meio do edital de chamamento público nº. 01/2017 – Cepread.

Os animais que receberam o procedimento estavam sob a guarda de protetoras independentes e da Associação Protetora de Animais de Blumenau (Aprablu), que passaram pelo processo de habilitação promovido no ano passado pela Semus.

O mutirão de castrações foi viabilizado para consolidar uma política de controle reprodutivo de animais errantes em Blumenau, abordada também pelo Código Municipal de Bem-Estar Animal, instituído em junho de 2016. O edital para o mutirão de 2019 está em processo de aprovação pela DBEA e deve ser divulgado ainda este ano.

“A ação foi de grande importância e um sucesso com a castração de 720 animais errantes ou provenientes de lares temporários, sendo um passo importante dentro da política de controle populacional”, enfatizou a diretora de Bem-Estar Animal, Tânia Fortunato.

Ela ressaltou ainda a importância da participação, dedicação e empenho do corpo técnico do Cepread na realização dos procedimentos, bem como das ONGs e Protetores independentes pelo esforço e compromisso com a logística e os cuidados com os animais.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS