quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioGeralMais de 300 transplantes são realizados pelo Hospital Santa Isabel em 2018

Mais de 300 transplantes são realizados pelo Hospital Santa Isabel em 2018

 

Em 2018 foi comemorado um importante marco para o Hospital Santa Isabel. Foi o ano em que mais cirurgias de transplante foram realizadas na unidade: 333. São 44 a mais do que no ano anterior.

O tipo de transplante mais comum é o de de rins, com 166 procedimentos. Segundo informações do Ambulatório de Transplantes do Hospital Santa Isabel, a média é de 30 órgãos transplantados por mês.

O HSI lembra que “apesar dos números positivos, é importante ressaltar que não se trata de captar e transplantar mais órgãos, mas salvar e prezar pela qualidade de vida dos pacientes”.

Em maio aconteceram 42 transplantes, dos quais 26 eram renais. No mês da Oktoberfest, foram feitos mais 35 transplantes de diferentes órgãos, sendo os dois meses com mais procedimentos. Em julho, foram seis córneas.

O Hospital Santa Isabel guarda os dados de transplantes desde 1980 e é possível ver a evolução do trabalho de captação e transplantes de órgãos na instituição. Com os dados de dezembro de 2018, o Hospital Santa Isabel ultrapassa a marca de três mil órgãos transplantados.

Entre as cinco melhores de Santa Catarina

Ano passado, o Hospital Santa Isabel foi escolhido como um dos cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos para transplantes em Santa Catarina. A unidade é referência em transplantes de coração, córnea, rim, fígado, pâncreas, rim-pâncreas e pâncreas isolado.

Na mesma ocasião, a Coordenadora de Transplantes da instituição, Gisélia Theiss, recebeu o Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem. Gisélia foi escolhida pela SC Transplantes para receber a homenagem.

O Hospital Santa Isabel é um dos cinco hospitais que mais realiza transplantes de órgãos no Brasil. O primeiro transplante aconteceu na década de 80, quando as equipes de Nefrologia e Urologia realizaram um Transplante Renal.

Em 2016, o HSI realizou o maior número de transplantes de fígado do país e, em 2017, foi eleito o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina. Abaixo, é possível ver a tabela com os dados dos transplantes por ano e órgão.

 

 

Com informações de Gabriel Silva, do Hospital Santa Isabel.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS