domingo, 28 novembro 2021
InícioGeralMais de 280 casas modulares entregues em Santa Catarina

Mais de 280 casas modulares entregues em Santa Catarina

casas-modulares_18-3-15_01

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Desde 2011, o estampador, Aloir Antunes e a família vivem pagando aluguel. Tiveram que deixar a casa própria por esta em área de risco. De lá para cá, o anseio por ter a casa própria novamente dependia de ações do poder público. Em abril do ano passado ficou sabendo da possibilidade de ter esse sonho realizado. Não acreditava muito até que, na segunda-feira, 16, recebeu uma ligação da prefeitura de Brusque. A informação é que estaria recebendo as chaves da nova casa. “Eu imaginei que iria demorar bem mais. A gente nunca imagina que possa ser tão rápido. Mas agora to ansioso.” Disse.

Assim como ele, mais seis famílias do bairro Limeira receberam as chaves, na tarde dessa terça-feira (17). Outras cinco famílias do bairro Cedrinho também foram agraciadas. A 13ª família teve o kit casa modular montado no próprio terreno, por não oferecer risco aos familiares.

casas-modulares_18-3-15_03

A entrega das unidades foi feita pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus e pelo prefeito, Paulo Eccel. As cerimônias foram realizadas nos locais das construções. Elas são entregues para pessoas que perderam suas casas devido ocorrências climáticas severas e ou vivia em áreas de risco.

A Defesa Civil contratou para o ano passado, 300 casas modulares. De acordo com Milton Hobus, foram finalizadas em todo Estado, 282 casas modulares. Agora, o trabalho é ampliar esse volume para os próximos anos. “Vamos apresentar o projeto das casas modulares ao Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para viabilizar auxílio financeiro para entregar mais 2 mil casas entre os anos de 2015 e 2016, através do PAC Prevenção, do Governo Federal.” Destacou.

A Casa:

O modelo é composto por aço e possui resistência a queda de granizo, incêndio e possui sistema antitérmico. Cada casa possui 39,4 metros quadrados de área construída. Todas as unidades foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec. O investimento em cada casa modular não ultrapassou os R$ 38 mil.

Parceria:

Para instalar as casas modulares foram necessárias parcerias com as prefeituras. A infraestrutura de definição de área para as construções, infraestrutura e documentação ficou por conta dos municípios, assim como a seleção dos beneficiados, através da assistência social de cada prefeitura. O Estado, através da Defesa Civil custeou a aquisição das casas.

As casas modulares são escrituradas no nome da matriarca da família e não pode ser alugada, cedida ou vendida num prazo de cinco anos, conforme acordado entre os municípios e Governo de Santa Catarina. As áreas consideradas de risco, também deixa de pertencer aos beneficiados e passam para a prefeitura, para que sejam restritas a novas casas.

Fonte: Defesa Civil de SC

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS