Mais de 2 mil professores debatem a atualização de diretrizes curriculares municipais em Blumenau

 

 

Mais de 2.200 professores da rede municipal de ensino de Blumenau participaram ao longo das duas últimas semanas de uma formação promovida pela Secretaria de Educação, para a atualização das diretrizes curriculares municipais. Esta foi a primeira etapa, pois a formação prosseguirá com outras etapas até outubro deste ano.

O objetivo, segundo a Semed, é aprofundar os conhecimentos sobre a da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Catarinense, e a partir disso atualizar o currículo municipal da Educação Básica. Os professores estão divididos em grupo, conforme a área de atuação. Só na Educação Infantil são mais de 1.300 profissionais participando.

Segundo a secretária de educação, Patrícia Luerders, o engajamento dos professores na formação é fundamental. “A participação dos profissionais contribui para que possamos melhorar ainda mais a aprendizagem dos nossos alunos. A troca de ideias favorece um olhar mais sensível e comprometido no ensino”, diz.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento elaborado em 2017 que estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que os estudantes desenvolvam ao longo de sua escolaridade básica em todo o território nacional. A partir dela, foi construído o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, documento concluído e apresentado no início deste ano.

Blumenau participou ativamente da elaboração tanto das diretrizes da BNCC, como na definição de sua implementação e formação do currículo para Santa Catarina. Além da secretária Patrícia Lueders, outros seis profissionais da rede municipal de ensino participaram da comissão que executou os trabalhos, juntamente com representantes de outros municípios.

Por Juliana Damian Silva [SECOM/BNU]