A Justiça Eleitoral cancelou, em 2025, mais de 5 milhões de títulos em todo o país. Em Santa Catarina, 189.460 eleitores foram atingidos pela medida, o que representa uma queda de 3,34% no número total de votantes no estado. Os afetados enfrentam restrições como não poder votar, tomar posse em concurso público ou obter passaporte, entre outras limitações previstas no Código Eleitoral.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), quem teve o título cancelado tem até o dia 6 de maio de 2026 para regularizar a situação e garantir o direito ao voto nas Eleições Gerais do próximo ano. “Quanto mais perto do fim do prazo, maior será a procura. Pode faltar vaga para atendimento”, alerta João José Sagaz Neto, chefe da Seção de Orientação do Cadastro Eleitoral do TRE-SC.
A regularização pode ser feita de forma online, pelo Autoatendimento Eleitoral no site do TRE-SC, desde que o eleitor já tenha feito a biometria. Quem ainda não fez o registro biométrico deve agendar atendimento presencial no cartório eleitoral, levando um documento de identidade e comprovante de residência ou vínculo com o município. A situação eleitoral pode ser consultada no site do TRE-SC, pelo aplicativo e-Título (Android e iOS) ou pelo Disque-Eleitor 0800-647-3888.
Os cancelamentos ocorreram por falta de justificativa e não pagamento das multas nas últimas três eleições consecutivas — incluindo cada turno e eleições suplementares. Sagaz Neto lembra que o procedimento é uma atualização cadastral prevista para ocorrer após cada eleição, mas que ficou suspensa em 2021 e 2023 por causa da pandemia. Estão isentos da regra os eleitores facultativos (menores de 18 anos, maiores de 70 e analfabetos), pessoas com deficiência que comprovem dificuldade para votar e quem teve justificativa aceita pela Justiça Eleitoral.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky