segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioGeralMais de 1.800 pessoas procuraram o Caps AD III por problemas com...

Mais de 1.800 pessoas procuraram o Caps AD III por problemas com álcool e drogas

Os números de janeiro de 2021 revelam um aumento de 75% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim, é menor do que há dois anos, quando 3 mil moradores procuraram ajuda no mês.

Neste início de 2021, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) registra aumento na procura por atendimento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), que atende pessoas com dependências em álcool e drogas. Somente no primeiro mês do ano, a secretaria registrou mais de 1.800 atendimentos, o que mostra um aumento de 75% em relação ao mesmo período em 2020, quando 1.027 pacientes procuraram o serviço em janeiro.

A pandemia causada pelo Coronavírus reduziu a procura pelo serviço de atenção psicossocial, mas este início de ano tem mostrado que os números podem voltar a crescer. Para se ter uma ideia, em 2019, o serviço atendia cerca de 3 mil pessoas em média por mês.

A coordenadora do Caps AD III, Lenice Inês Koltermann, explica que o volume de atendimentos/mês sofreu redução inicial em decorrência da pandemia e que a tendência agora é voltar a aumentar. “A pandemia mudou a vida de muitas famílias e isso traz um impacto nos relacionamentos. Com o agravamento dos quadros de ansiedade e angustia, muitos pacientes que sofrem com uso e abuso de substâncias psicoativas como o álcool e outras drogas vão precisar de suporte”, alerta.

O Caps AD III não interrompeu os atendimentos durante a pandemia e segue disponibilizando atendimentos cumprindo os protocolos de saúde. O formato virtual de atendimento individual e de grupo foi uma das adaptações que deu certo e segue sendo ponto de apoio para as pessoas em tratamento.

Atendimento pela Internet

As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, também contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, através desse link.

Serviços de Saúde Mental

O município conta com três unidades do Caps e uma unidade do SAS (Serviço de Avaliação em Saúde Mental). O CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), que atende menores de 18 anos, o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial Adulto), o CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). As unidades prestam serviço de atendimento em saúde mental.

O serviço de atenção psicossocial se propõe ao acompanhamento multiprofissional, integrando atendimentos com médicos psiquiatras, equipe de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, farmacêutico e terapeuta ocupacional conforme demandas e necessidades de cada situação. No Caps AD III, o serviço ainda dispõe de acolhimento noturno e hospitalidade para os casos que já estejam em acompanhamento pela equipe e apresentem necessidade de desintoxicação e/ou situações de crises.

Confira os endereços e contatos das unidades:

CAPSi
Rua Alfredo Gunther, 73 – Vila Nova
Tel.: (47) 3381.7393

CAPS II
Rua Norberto Seara Heusi, S/N – Escola Agrícola
Tel.: (47) 3381.6906

CAPS AD III
Rua Hermann Hering, 766 – Bom Retiro
Tel.: (47) 3381.6888

SAS
Rua Uruguai, 162 – Ponta Aguda
Tel.: (47) 3381.6795

Por João Vitor Korc [SECOM/BNU]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS