Macroplan destaca a saúde de Blumenau entre as 100 maiores cidades do país

Foto: Marcelo Martins

Análise divulgada recentemente pela Macroplan, empresa sediada no Rio de Janeiro (RJ) que presta consultoria para órgãos públicos e privados, colocou Blumenau no primeiro lugar do ranking, entre as 100 maiores cidades do país em número de habitantes, na área da saúde. O estudo “Desafios da Gestão Pública (DGM)” tem como base indicadores em quatro áreas: educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.

Na área da saúde, Blumenau recebeu o índice de 0,737 – quanto mais próximo do um, melhor o desempenho do município, ficando à frente de Florianópolis, Maringá (PR) e Joinville, que vêm logo em seguida. Dentre os indicadores analisados, Blumenau se destaca pelas baixas taxas de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis e de mortalidade infantil, além do alto percentual da população com cobertura das equipes de atenção básica, atingindo 99%. Na última edição, no ano passado, a cidade ocupava a 14ª colocação no ranking.

O município também aparece bem colocado nos rankings da educação e segurança, no 11º e no 15º lugar, respectivamente. Na soma de todas as áreas, Blumenau fica em 19º lugar, um salto de dez posições em relação à lista apresentada em 2017.

“É uma lista importante e ficamos muito felizes em saber do posicionamento de Blumenau. Os investimentos que fizemos em saúde e educação vão muito além do mínimo estabelecido pela lei federal e isso é o que tem feito a diferença. São milhões investidos nessas áreas e que resultam em mais qualidade de vida e cuidado com a nossa população. Ainda há muito a ser feito, mas como gestores é o significado de que estamos no caminho certo e é assim que continuaremos”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Confira as informações sobre a análise aqui.

Por Felipe Elias [PMB]