sexta-feira, 17 setembro 2021
InícioBairrosFortalezaMacrodrenagem no Ribeirão Fortaleza avança para etapa final

Macrodrenagem no Ribeirão Fortaleza avança para etapa final

 

Por Denisse Lopes, com fotos do Seinfra [PMB]

Com mais de 95% dos trabalhos executados, a macrodrenagem no Ribeirão Fortaleza avança para etapa final. Atualmente, as operações junto ao ribeirão já foram finalizadas. Restam somente acabamentos, como recolhimento de materiais e desmobilização dos canteiros para a conclusão total das obras.

Ao todo, as operações contemplaram soluções para o escoamento das águas em 4,5 km da bacia hidrográfica. Entre os serviços, coordenados pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), foi cumprida contenção de margens com técnicas de enrocamento, além de limpeza, abertura da calha, recuperação e desassoreamento e construções de galerias.

 

 

Entre as estruturas integradas, foi executada a galeria de transposição do córrego Sete de Maio, no bairro Itoupava Norte. A tubulação subterrânea, formada por 158 metros de anéis metálicos, foi estratégica para a prevenção de alagamentos na região da Rua São Bernardo. A obra direcionou a vazão do córrego, naturalmente orientada ao Rio Itajaí-Açu, para desemboque no Ribeirão Fortaleza.

As execuções contaram com investimentos municipais na ordem de R$ 13 milhões, obtidos através de financiamento da Prefeitura com o Governo Federal. Estima-se que mais de 50 mil pessoas sejam diretamente impactadas pelas melhorias, que beneficiam os bairros Itoupava Norte, Nova Esperança, Fortaleza Alta e Fortaleza.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS