Macaco-prego é resgatado em situação de maus-tratos em Blumenau; tutor foi preso

Polícia Civil e IMA encontram animal debilitado em recinto pequeno, sem água e sem alimento; documento apresentado pelo suspeito era falso.

Agentes da Polícia Civil e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) foram até um imóvel em Blumenau após uma denúncia de manutenção irregular de animal silvestre. No quintal, estava um macaco-prego encolhido em um espaço apertado, cercado por fezes e urina, sem sequer um recipiente com água ou qualquer alimento à vista. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (13/11/25) no bairro Tribess.

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

Os policiais da Delegacia de Proteção Animal (DPA), que atuam pelo Departamento de Investigações Criminais, perceberam rapidamente que algo estava errado. O animal apresentava comportamento repetitivo, típico de estresse crônico, além de feridas visíveis no pescoço, dorso e cauda — sinais claros de um ambiente inadequado e falta de cuidados básicos.

Foto: Polícia Civil de Blumenau

Enquanto o IMA avaliava as condições do recinto, o homem responsável pelo macaco tentou justificar a posse apresentando uma nota fiscal de aquisição. Mas a análise técnica e a checagem com órgãos de controle mostraram que o documento era falso. A constatação levou à prisão em flagrante pelos crimes de uso de documento falso e maus-tratos contra animais.

Foto: Polícia Civil de Blumenau

Segundo a Polícia Civil, o macaco-prego será encaminhado ao zoológico de Balneário Camboriú. A investigação segue para identificar a possibilidade de um esquema maior de comercialização ilegal de animais silvestres. A corporação reforça que situações como essa devem ser denunciadas pelo Disque 181, que funciona 24 horas e garante total sigilo.

Fonte: Polícia Civil de Blumenau


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky