segunda-feira, 10 maio 2021
Início Geral Lixeiras e bituqueiras estão em péssimo estado de conservação no Centro de...

Lixeiras e bituqueiras estão em péssimo estado de conservação no Centro de Blumenau

 

 

 

Por Claus Jensen, com fotos de João Luiz Muniz

Está chegando o projeto Magia de Natal, período em que muitos turistas vem para Blumenau. Se eles passarem no Centro, irão ver uma situação nada agradável junto aos mobiliários urbanos.

Na manhã desta terça-feira (6/11/19) o ativista social e do meio ambiente, João Luiz Muniz, presidente da ONG Amigos da Natureza, passou pelos dois lados da Rua 15 de Novembro, fazendo um levantamento das condições das bituqueiras e lixeiras. Nas transversais, entrou só no início das vias.

 

Lixeiras vistas de baixo para cima.

 

A situação que encontrou não é de orgulhar. Das 117 lixeiras, 62 estavam em péssimo estado de conservação. As fotos registradas a partir de baixo, mostram que o lixo só não cai no chão graças aos sacos de plástico. Isso se não tiverem lixo pesado, caso contrário não aguentam suspensos.

 

 

Já em relação às bituqueiras, que tem objetivo de armazenar bitucas de cigarros, todas as 34 apresentavam algum problema de conservação. Ou estavam amassadas ou sem fundo.

Entramos em contato com a prefeitura de Blumenau questionando a conservação. A assessoria de imprensa enviou o seguinte comunicado.

Em relação à manutenção do mobiliário da Rua 15 de Novembro, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Manutenção e Conservação Urbana, informa que realiza os reparos de acordo com as demandas.

Uma reforma completa das estruturas implicaria em investimentos de aproximadamente R$ 220 mil, recurso hoje indisponível, porém previsto no Plano de Concessões e Parcerias Público-Privadas. O espaço já está contemplado nas estruturas em estudo para implantação do Plano, que prevê a revitalização de todo o mobiliário da Rua 15, em troca da exploração comercial da Rota de Lazer.

A Prefeitura reforça ainda que segue trabalhando para coibir ações de vandalismo, como a quebra de bancos e lixeiras e que qualquer abuso deve ser denunciado.

Parabéns João, você faz o que todos nós temos o dever de fazer: fiscalizar a situação em nossas ruas e cidade. Quanto à prefeitura, vamos buscar parcerias, estimular o comércio oferecendo alguma vantagem para ajudar. Blumenau sempre foi elogiada pela limpeza nas ruas, e sem as lixeiras em boas condições, vamos jogar onde o lixo?

 

 

Lixeiras vistas de baixo para cima.

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS