Livros infantis ajudam famílias a repensar uso de telas, aponta pesquisa da FURB

Estudo com crianças de Rio do Sul envolveu pais em clube de leitura e gerou mudanças nos hábitos digitais dentro de casa.

Imagem (ilustrativa): OBlumenauense

Celulares, tablets e outros dispositivos digitais fazem parte da rotina de muitas crianças desde os primeiros anos de vida. Diante dessa realidade, uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (PPGECIM/FURB) investigou como a literatura infantil pode ajudar crianças e famílias a refletirem sobre o uso das tecnologias digitais no cotidiano.

O estudo foi realizado pela pesquisadora Michele Bernardino Cantarelli, mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, e teve orientação do professor Maurício Capobianco Lopes. A pesquisa envolveu uma turma de 23 crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil João e Maria Stramosk, em Rio do Sul, além de seus familiares.

Antes das atividades, uma etapa diagnóstica identificou que cerca de 60% das crianças utilizavam dispositivos digitais entre uma e duas horas por dia. Outras 13% passavam mais de quatro horas diárias em frente às telas, tempo superior ao recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. O levantamento também mostrou que quase 60% dos pais afirmavam não saber como mediar o uso dessas tecnologias em casa.

Para trabalhar o tema, a pesquisadora selecionou e analisou 20 livros de literatura infantil que abordam aspectos da cultura digital, como o uso excessivo de telas, segurança na internet e a importância das interações presenciais.

A partir dessa seleção, foi criado um Clube de Leitura com atividades realizadas na escola e em casa. As propostas incluíam momentos de leitura compartilhada entre crianças e familiares, além de registros das percepções construídas ao longo do processo.

Os resultados apontaram que as narrativas literárias contribuíram para ampliar a reflexão sobre os hábitos digitais e estimular mudanças de comportamento em algumas famílias. As crianças passaram a reconhecer riscos associados ao uso excessivo das telas e demonstraram compreender orientações relacionadas à segurança no ambiente digital.

Além da pesquisa, o trabalho resultou na produção do livro digital “Entre histórias e cliques: cultura digital em práticas educativas de leitura na Educação Infantil”. A publicação reúne a curadoria das obras analisadas, sugestões de mediação de leitura e propostas de diálogo sobre cultura digital na Educação Infantil.

Disponível gratuitamente para download, o material foi desenvolvido para apoiar educadores e famílias na abordagem de um tema cada vez mais presente na infância: a convivência com as tecnologias digitais.

Com informações de Camila Maurer, da FURB


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky